Dicas para manter a pele hidratada no inverno

A combinação de temperaturas baixas e ar seco, que aparece normalmente nos períodos mais frios do ano, costuma trazer péssimos resultados para a pele.…

A combinação de temperaturas baixas e ar seco, que aparece normalmente nos períodos mais frios do ano, costuma trazer péssimos resultados para a pele. Mas seguindo algumas dicas para manter a pele hidratada no inverno, você pode evitar uma série de problemas.

No inverno, a pele pode ficar bastante ressecada, se não for bem cuidada (Foto: Divulgação)

A explicação para a pele ressecada no inverno é simples. Durante o frio, as glândulas sebáceas e sudoríparas tornam-se menos produtivas, diminuindo a lubricidade natural da pele, ou seja, a pele fica seca com muito mais facilidade.

Além disso, temos o costume de abusar dos banhos quentes nesta estação do ano. Para espantar o frio, eles acabam sendo mais demorados, aumentando o tempo de contato da água quente com a pele, o que a torna mais sensível e ressecada.

Máscaras caseiras para pele seca: receita

Principais erros ao cuidar da pele seca

Dicas para manter a pele hidratada no inverno

Algo fundamental para evitar o ressecamento da pele é não tomar banhos quentes e demorados (Foto: Divulgação)

Se você quer manter a pele hidratada no inverno, pode começar mudando os hábitos durante o banho. Ao invés de água quente e banhos longos, prefira banhos mais curtos e com água morna, pois além de bom para a pele, também será ótimo para o seu bolso, economizando água e energia.

Além disso, evite usar buchas, materiais abrasivos na pele e sabonetes esfoliantes, não se esquecendo de passar hidratante após o banho, pois a pele úmida ajuda na absorção do creme. Óleos de banho, vendidos em farmácias e supermercados, e até mesmo o óleo de amêndoas, também são boas opções para hidratar a pele.

No caso do rosto, prefira hidratantes em gel ou do tipo oil-free, pois eles ajudam a evitar o aparecimento das espinhas. Cotovelos, tornozelos, joelhos e pés também precisam ser hidratados, pois são partes que normalmente já ficam mais secas.

Continuar Lendo  Compota de cereja caseira

Os cuidados com a pele no inverno devem incluir também os lábios, que ficam mais ressecados e rachados nesta época. Utilize hidratantes labiais e manteiga de cacau para mantê-los sempre protegidos da ação do frio e da baixa umidade.

Outras sugestões

Os hidratantes devem ser utilizados em todo o corpo, respeitando o seu tipo de pele (Foto: Divulgação)

Entre as dicas para hidratar a pele no inverno podemos citar ainda:

– Beber bastante água (pelo menos dois litros por dia).

– Optar por uma dieta equilibrada, que garante os nutrientes necessários para assegurar a beleza da pele e garantir as defesas naturais do organismo.

– Usar protetor solar, mesmo nos dias sem sol, escolhendo aqueles com FPS 30, no mínimo.

Top