Dicas para manter a casa organizada

Há poucas coisas piores do que uma casa suja e desorganizada. O lar é onde passamos os momentos de descanso e lazer. Nele, aproveitamos…

Há poucas coisas piores do que uma casa suja e desorganizada. O lar é onde passamos os momentos de descanso e lazer. Nele, aproveitamos as horas com a família, recebemos pessoas queridas e recarregamos nossas energias. Por isso, ele deve ser para todos um lugar de prazer e paz. Entretanto, sem organização, este templo pode ser tornar um verdadeiro inferno. Uma casa desorganizada, muitas vezes, acaba sendo até mesmo pior do que uma casa suja, pois a bagunça se sobrepõe à sujeira, em muitos casos. Há, inclusive, lares realmente lindos, mas que têm sua beleza escondida pela bagunça.

A bagunça, muitas vezes, é pior do que a sujeira (Foto: Divulgação)

Bagunça, como se sabe, atrai ainda mais bagunça pois, num ato desesperado de encontrar algum objeto específico, outros vão sendo jogados pelo caminho, tornando o local ainda mais desorganizado. Outro ponto importante sobre a falta de organização na casa diz respeito à poluição visual. Com tantas coisas misturadas ou deixadas em locais inapropriados, a visão que se tem dos ambientes causa muito desconforto, fazendo com que os moradores passem a se agredir. Além disso, as visitas se sentem mal, na casa. Portanto, a tarefa de manter a casa organizada deve ser delegada a todos da família. Veja algumas dicas para começar a mudar os ares do lar.

Dicas para manter a cozinha organizada

A cozinha é um dos cômodos onde as pessoas mais permanecem, dentro de uma casa. Ela precisa estar arrumada e limpa, a fim de evitar transtornos e facilitar a vida de todos que dela usufruem. É preciso organizar a cozinha com todos os objetos que facilitem esta tarefa (como potes organizadores), bem como estabelecer uma forma de acomodação de talheres, mantimentos, utensílios e louças, conforme sua necessidade diária de uso. Para isso, prefira potes transparentes, que facilitam a identificação do que se quer. Outra dica é optar por recipientes empilháveis, que economizam espaço.

Potes que podem ser empilhados, e são transparentes, facilitam muito a vida e mantêm a organização da cozinha (Foto: Divulgação)

Dicas para manter o guarda-roupa organizado

A dica é acomodar as roupas, de acordo com o destino que elas costumam ter. Se são peças mais surradas, para serem usadas em casa, não custa nada separá-las das outras destinadas a passeios e ao trabalho. Sempre que chegar à casa, coloque as peças que usou em locais específicos, para que não se misturem às roupas limpas. Outra dica para manter o guarda-roupa organizado é separar as peças, de acordo com a semelhança de cores, entre elas. Assim, ficará bem mais fácil encontrar aquela blusa verde, que você tanto ama.

A rotina se torna bem menos cansativa, se as pessoas souberem onde as coisas estão (Foto: Divulgação)

Anualmente, faça uma inspeção de todos os cômodos de sua casa e separe para doação o que ninguém mais usa. Isto é um ato trabalhoso, mas que ajuda a manter a casa organizada, além de dar alívio a todos, aumentando os espaços. Todo o lar pode ser arrumado, seguindo a linha de raciocínio das dicas, acima. Assim, tudo ficará mais fácil de ser encontrado, coisas inúteis serão descartadas e os ambientes ficarão mais aconchegantes e serenos. E, para finalizar, a dica de ouro é nunca deixar acumular, pois a bagunça se torna, realmente, uma bola de neve. Agora, resta escolher o dia e começar a organizar tudo!

Limpar e organizar, é só começar! (Foto: Divulgação)

Veja mais dicas para o lar: Dicas para Limpar a Casa com Facilidade e Manter Organizada

Leia Também:  Luminária para jardim de inverno

Aproveite para emagrecer! Leia: Tarefas domésticas que mais consomem calorias

 

Top