Dicas para Mãe que Estão Amamentando

O leite materno é o mais completo alimento para o bebê até o 6º mês de vida. Além de alimentar e de proteger a…

Por Redacao em 17/05/2011

O leite materno é o mais completo alimento para o bebê até o 6º mês de vida. Além de alimentar e de proteger a criança contra doenças, a amamentação contribui para o seu desenvolvimento psicomotor e emocional. As propagandas têm o objetivo de incentivar o aleitamento materno, como o intuito de diminuir o desmame precoce, diminuir a morbimortalidade infantil, e aumentar o tempo de amamentação para cada bebe.

Os benefícoos da amamentação são de imunizar o bebê contra doenças como diarréia, resfriados, infecções urinárias e respiratórias, alergias e problemas na arcada dentária, auxilia o movimento dos músculos e ossos da face, promovendo melhor flexibilidade na articulação das estruturas que participam da fala, estimula o padrão respiratório nasal no bebê, facilitando a oxigenação de suas estruturas faciais, além de que a amamentação é uma forma muito especial e fortalecedora do relacionamento entre mãe e filho, que transmite segurança, carinho e amor ao bebê.

E não podemos esquecer que a amamentação também traz vantagens para a mãe, como protege a sua saúde, ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal reduzindo o risco de hemorragia, diminui o risco de câncer de mama e de ovário, aumenta o vinculo afetivo, a perda de sangue após o parto acaba mais rápida, e, além disso, protege contra a osteoporose. Viu como a amamentar é de suma importância para o bebe e traz também benefícios para a mãe.

Como já sabemos que a aleitar é importante, então vamos descrever algumas dicas para mães que estão amamentando, que podem ajudar as mamães. Às vezes as mães pensam que precisam preparar o seio, mas na verdade não é necessário, por que as fissuras ocorrem quando o bebe está pegando incorretamente o peito, e caso venha ocorrer o único remédio é o próprio leite materno.

E aquela história que o bebê deve mamar três vezes ao dia, ou de duas em duas horas, não existe, o bebê deve ser alimentado sempre que necessitar. E não podemos esquecer que tem de ingerir exclusivamente leite materno até os seis meses. Depois óisso, comece a introduzir papas de legumes e frutas, mas sem eliminar o aleitamento até completar dois anos ou mais, de acordo com o pediatra.

O bebê deve está na hora de amamentar, com boca bem aberta para abocanhar o mamilo e boa parte da aréola, o queixo precisa tocar a mama e o seu corpo deve estar virado para o da mãe, esta dica é valiosa para as mães por que se o bebe esta amamentando de forma correta, a mãe não terá fissuras. Nem pense em estipular quanto tempo o bebê vai mamar em cada seio, porque a atitude pode prejudicar sua alimentação. A criança tem de sugar até acabar o leite daquele lado e, se ainda estiver com fome, passar para o outro. Isso porque o líquido do fim, chamado de posterior, tem mais gordura e sacia melhor a fome.

Como nós sabemos que hoje em dia as mulheres estão trabalhando e por isso tem o período de licença maternidade, a mulher deve agir da seguinte forma o ideal é que retire o leite. Faça a massagem, elimine as primeiras gotas e conserve o restante. Na hora de usá-lo, basta trazê-lo à temperatura ambiente por meio do banho-maria. Nunca o ferva, porque perde suas propriedades. Ofereça-o ao filho com o auxílio de um copo, xícara ou colher, nunca com nenhum tipo de mamadeira. Bem mamães ficam aí algumas dicas para auxiliar na hora do aleitamento materno.

Top