Dicas para limpar laptop

Poeira, farelos de biscoito, restos de comida, gordura e pelos de animais de estimação são algumas das sujeiras que podem se acumular no laptop,…

A sujeira acumulada no laptop pode estragar o aparelho

Poeira, farelos de biscoito, restos de comida, gordura e pelos de animais de estimação são algumas das sujeiras que podem se acumular no laptop, causando problemas como superaquecimento e riscos na tela, entre outros.

É fundamental que o computador portátil esteja sempre limpo, para que funcione corretamente, evitando altos gastos com a manutenção do equipamento, e também para causar uma boa impressão, já que devido à sua mobilidade, o laptop pode ser levado a qualquer lugar. Não seria muito agradável você comparecer a uma reunião de negócios levando o seu notebook cheio de sujeiras, não é mesmo?

Como o laptop é mais frágil e possui componentes menores, é necessário tomar alguns cuidados, para que o processo de limpeza seja bem feito e não estrague o aparelho. Preste atenção às dicas para limpar laptop que vamos passar neste artigo e mantenha o seu computador sempre limpo.

☰ CONTEÚDO

Materiais necessários

Um pano ou flanela é o item básico para a limpeza do notebook

Um pano macio ou flanela, que não solte fiapos; água; cotonete; e um pincel fino e de cerdas macias já podem realizar uma boa limpeza no notebook. Além desses materiais, o que também pode ajudar são os miniaspiradores de pó e a lata de ar comprimido.

Tela

A tela deve ser limpa com muito cuidado

Antes de começar, certifique-se de o laptop esteja desligado. Você pode começar limpando a tela, usando um pano macio e seco, para remover sujeiras maiores e pó. Esfregue o monitor mas sem pressionar, pois as telas de LCD e LED são muito sensíveis.

Leia Também:  Notebook ou netbook: qual a melhor escolha?

No caso da tela estar muito suja, com marcas de dedos e gordura, por exemplo, é possível usar um pano levemente umedecido com água para retirar a sujeira. Outra opção é usar produtos específicos para a limpeza de telas. É bom consultar antes o manual de instruções que acompanha o laptop para saber se há algum tipo de proibição destes materiais para limpar o aparelho.

Parte externa

Pano levemente úmido serve para retirar a sujeira da parte de fora

Para a parte externa, um pano umedecido com água (sem exagerar) dá conta do recado. Faça movimentos leves, sem pressionar. O mesmo procedimento deve ser realizado na parte de trás e também no touchpad, e outro pano seco pode servir para retirar o excesso.

Teclado

Um pincel de cerdas macias já serve para retirar a sujeira entre as teclas

Um dos locais que mais acumula sujeira é o teclado e devido à dificuldade de retirá-la, o melhor é usar uma lata de ar comprimido ou um miniaspirador de pó, que possua bico específico para a limpeza de teclados.

Se você não tiver nenhum destes materiais, um pano levemente umedecido com água deve ser usado para limpar entre as teclas. Faça movimentos mais firmes para retirar o excesso, mas sem forçar muito. O pincel fino ou o cotonete pode retirar as sujeiras acumuladas nos cantos.

Saídas de ar

As saídas de ar não podem ser esquecidas na hora da limpeza

Localizadas geralmente nas laterais ou na traseira do laptop, as saídas de ar são essenciais para retirar o ar quente do notebook, e com o tempo costumam ficar obstruídas pela sujeira. A limpeza delas pode ser feita com cotonete e pincel, usados entre as grades, ou com o miniaspirador.

Leia Também:  Tema de Gears of War 3 para Windows 7

Portas e entradas de componentes

As portas e entradas de componentes também precisam ser limpas

No caso das portas USB e serial, entrada HDMI, leitor de cartões e entrada do cabo de rede, entre outros componentes, o pincel e o cotonete devem ser usados para a limpeza, sendo que o cotonete vai apenas na borda externa, para não soltar fiapos. Em locais mais difíceis de acessar, o ar comprimido faz o trabalho de retirar a sujeira.

Top