Dicas para ler em público

Ler em público nem sempre é uma tarefa fácil. Algumas pessoas ficam envergonhadas com tamanha exposição e começam a gaguejar, outras nem se dão conta de que fica quase impossível entender o que estão informando por meio da leitura por causa do modo como essa ação acontece. Em ambientes acadêmicos, principalmente, apresentações diante de um grupo de pessoas é essencial para concluir com êxito muitas atividades e não saber como se portar nessas ocasiões atrapalha muito. Por isso, separamos algumas dicas importantes para quem está interessado em ler em público.

Leia mais sobre: Como criar o hábito de ler

Ler em público pode ser um trauma (Foto: Divulgação)

Estabeleça uma comunicação visual com a plateia durante a leitura

Mantenha um contato visual com a plateia a cada duas ou três palavras faladas ou antes das pausas mais expressivas do texto. Não fique com a cabeça baixa, pois dá a impressão de que você está conversando com o papel. A leitura em público deve ser realizada de um modo que deixa as pessoas interessadas naquilo que está sendo exposto e o contato visual é essencial para que elas façam parte da apresentação.

Dose o tom de voz

Em apresentações com o microfone é necessário menos ênfase na voz. O aparelho ajuda com que todos no ambiente acabem sendo informados com relação ao que está sendo lido. Agora, se a sua leitura em público acontecer em um ambiente que não possui um equipamento se som adequado para a que todos lhe escutem, é necessário saber dosar o tom da voz para que sua apresentação prevaleça. A interpretação do texto também é algo importante para que as pessoas fiquem interessadas. Leia com entonação nos momentos corretos e controle a respiração para não prejudicar a leitura.

Saiba mais sobre: Como ajudar a criança a ler melhor

Aprenda técnicas para ler em público (Foto: Divulgação)

Deixe a timidez de lado para fazer a leitura em público

As pessoas mais tímidas têm muitas dificuldades com apresentações em público. Por isso, é essencial um treino em casa. Aproveite para ler o discurso sozinha, simulando o dia em que terá que fazê-lo em frente aos colegas. Se achar necessário escutar uma segunda opinião chame os amigos para essa função. Durante a leitura em frente a plateia olhe de um modo geral para as pessoas sem focar em especial em alguma. Escolha um ponto fixo no final do auditório para fitar e não perder o foco em momentos de maior tensão.

Reply