Dicas para lavar, secar e pintar o cabelo

Os cabelos precisam de cuidados especiais e diários. A manutenção caseira conta muito para um cabelo sempre bonito e saudável. Esse cuidado não requer…

Por Editorial MDT em 08/04/2013

Os cabelos precisam de cuidados especiais e diários. A manutenção caseira conta muito para um cabelo sempre bonito e saudável. Esse cuidado não requer prática ou qualquer experiência profissional. Toda e qualquer mulher pode ter cabelos maravilhosos com tratamentos e cuidados feitos em casa. Confira agora, algumas dicas para lavar, secar e pintar o cabelo.

É preciso cuidados especiais para lavar, secar e pintar o cabelo de forma correta. (Foto: Divulgação)

☰ CONTEÚDO

Dicas para lavar o cabelo

O primeiro passo para uma manutenção perfeita começa ainda na higienização dos fios. Entre os detalhes está a temperatura da água. A lavagem deve ser feita embaixo de água morna ou fria. Se estiver um dia muito frio e essa for uma tarefa muito difícil, pelo menos o último jato de água deve ser mais frio, fechando assim os poros que a temperatura mais elevada deixou abertos. A água quente abre os poros, resseca os fios e ainda estimula a oleosidade do couro cabeludo.

Lave os fios sempre em água fria. (Foto: Divulgação)

Se o cabelo for oleoso, o condicionador deve ser aplicado apenas do comprimento para as pontas, evitando o contato com a raiz. Na hora do creme para pentear, prefira produtos em mousse para aplicar no topo da cabeça ou então repita o procedimento do condicionador. Por fim, entre as dicas para lavar o cabelo, o ideal é não pentear os fios ainda molhados dentro do chuveiro.

Dicas para secar o cabelo

Na hora de secar, não esqueça o protetor térmico, produto que protege os fios do calor intenso do secador. Se possível, deixe o cabelo secar naturalmente um pouco antes de começar a usar o ar quente. Seque com a ajuda das pontas dos dedos. Em caso de cabelos muito oleosos, prefira uma escova que esteja totalmente limpa, sem qualquer impureza ou resto de cremes. A aplicação do leave-in fica a critério de cada mulher. Ele pode ou não ser usado no cabelo para facilitar a escova.

Deixe os fios secarem um pouco antes de usar o secador. (Foto: Divulgação)

As dicas para secar o cabelo podem lhe ajudar a conseguir alguns efeitos, como cabelos mais lisos ou mais volumosos. Secando os fios com a cabeça para baixo, o resultado é um look com mais volume, mais encorpado. Secar a mecha e já enrolar um bobe, por exemplo, dá um efeito ondulado e lindo depois da retirada dos acessórios.

No fim de todo o procedimento com o secador, aplique um finalizador de escova. Esse tipo de produto ajuda a controlar o frizz e deixa um resultado mais charmoso.

Dicas para pintar o cabelo

Na hora de pintar, comece sempre pela raiz. (Foto: Divulgação)

Na hora de pintar o cabelo em casa, alguns cuidados são necessários para evitar resultados inesperados. Proteja a pele do rosto e do pescoço com produtos específicos ou ainda um protetor solar. Comece a aplicação sempre pela raiz.

Entre as outras dicas para pintar o cabelo estão: não deixe a tinta mais tempo do que o indicado na embalagem. Não tente mudar radicalmente de cor sem a ajuda de um profissional, isso pode deixar os fios manchados e estranhos. Enxágue bem o cabelo com água fria e não use shampoo, apenas condicionador ou o produto próprio que vem com algumas tintas.

Leia também:

Principais erros ao tingir cabelo em casa

Principais erros ao lavar o cabelo

Top