Dicas para isolamento térmico de ambientes

Com os primeiros sinais do o inverno manifestando, é importante buscar meios para tornar a residência mais confortável e aconchegante. Os moradores podem combater o…

A madeira é um material que atua como isolante térmico.

Com os primeiros sinais do o inverno manifestando, é importante buscar meios para tornar a residência mais confortável e aconchegante. Os moradores podem combater o frio do dia-a-dia fazendo algumas mudanças na decoração e até mesmo inovando a estrutura da casa.

Os efeitos da estação mais fria do ano podem ser minimizados com algumas atitudes simples, como por exemplo, investir numa quantidade maior de almofadas, tapetes felpudos e cortinas mais pesadas. Além dos têxteis, alguns materiais também são eficientes para manter o calor nos cômodos da casa.

O isolamento térmico é uma forma funcional e acessível para manter a casa aquecida, sobretudo durante os dias rigorosos de Inverno. Existem vários sistemas que adotam esta finalidade, mas é fundamental que o recurso escolhido se enquadre ao tipo de construção realizada.

Opções para o isolamento térmico da casa

PVC: os revestimentos, portas e janelas de PVC atuam como isolante térmico nos ambientes, sendo assim superior ao revestimento cerâmico, que costumam preservar a frieza. Além de preservar calor dentro de casa, o material também se revela um perfeito isolante acústico.

Madeira: a casa construída com madeira na estrutura é muito mais quente do que a residência de alvenaria, além de possuir uma estética favorável para a sensação de conforto. No caso da propriedade não apresentar a madeira na parte estrutural, dá para usá-la dentro de casa na forma de acabamento para as paredes.

Os painéis de madeira são usados para revestir o espaço vertical de um ambiente, enquanto os pisos fabricados com este material servem para formar a cobertura da superfície horizontal. Além de atuar como isolante térmico, a madeira surpreende com a sensação de conforto que cria dentro do lar.

Os tijolos aparentes também contribuem com o conforto térmico.

Tijolos aparentes: este tipo de acabamento rústico deixou de ser usado apenas fora de casa e está se tornando popular no interior das residências. Além de charmosos e robustos, os tijolos contribuem com o conforto térmico do ambiente e reforçam a proteção oferecida pelas paredes.

Leia Também:  Objetos de decoração turca

Tecido: quando o tecido é usado para revestir as paredes da casa, ele também atua como isolante térmico e torna o ambiente mais agradável para o Inverno.

Telhado verde: além de desempenhar o papel de isolante térmico, esta cobertura para a casa também contribui com a sustentabilidade. A vegetação plantada sobre o telhado regula o conforto térmico, diminuindo o calor ou o frio.

O telhado verde é uma possibilidade para ter conforto térmico.

Top