Dicas para Intercâmbio

Dicas para Intercâmbio

Muitos estudantes brasileiros acalentam este sonho de estudar no Exterior, estar em contato com novas culturas, aprender um novo idioma convivendo com os nativos…

Por Redacao em 18/05/2011

Muitos estudantes brasileiros acalentam este sonho de estudar no Exterior, estar em contato com novas culturas, aprender um novo idioma convivendo com os nativos e adquirir experiências que possam ajudá-lo no futuro a ter êxito profissional. E o intercâmbio é uma excelente opção. Mas valem aqui algumas dicas para evitar que estas viagens se transformem em algo desencantador e frustrante. Tudo o que o estudante deseja precisa ser minuciosamente pensado e planejado. A princípio ele precisa decidir o país, conhecer os costumes e a cultura do lugar, o custo de vida e obter o máximo de informações sobre o curso que escolheu. Toda e qualquer informação sobre o país escolhido será sempre bem-vinda. E nessa escolha, ele deve levar em consideração as condições do clima da região, o custo de vida (como já mencionamos) e o que não pode obviamente faltar, as exigências necessárias para a aquisição do visto.

Outro ponto que precisa ser estudado com bastante cuidado, afinal será a “segunda família” dele em um país estranho, a escolha desta família deverá ser criteriosa. Compare perfis de famílias que se dispõem a hospedá-lo e além do curso escolhido conheça um pouco mais da instituição de ensino. Os especialistas recomendam que aqueles questionários que devem ser respondidos nas agências não devem conter respostas mentirosas. Este tipo de atitude só irá prejudicar o estudante futuramente. Existem no intercâmbio hospedagens em casas de famílias, mas também os alojamentos. Mas aqueles que se habilitarem precisam estar cientes que terão mais liberdade e menos rigidez, mas perderão em um ponto fundamental: sua privacidade. Muitos estudantes não ligam muito para isso. Sendo famílias ou alojamentos que irão abrigá-los, não deixem de buscar muitas informações sobre os mesmos.

Outro cuidado essencial é a garantia de sua saúde. Adquiram planos de saúde que façam coberturas no Exterior e o contrato dos mesmos devem ser feitos antes de sua viagem. Outra excelente dica para os futuros candidatos ao intercâmbio. Para uma boa economia na passagem aérea, a melhor opção é viajar na baixa temporada, entre os meses de março e maio e agosto novembro. O estudante economizará consideravelmente se optar por estas épocas. Os especialistas em intercâmbios indicam atualmente como os destinos mais procurados por oferecerem um custo mais barato, os países como Austrália, Canadá e Nova Zelândia. A procura por estes lugares está em alta e os estudantes interessados devem obter mais informações.

O intercâmbio é um excelente meio de conhecimento, comunicação entre os povos, em particular os estudantes sempre ávidos em aprender novas culturas, novos idiomas e interagir com famílias que possuem hábitos e costumes tão diferentes deles. Em termos acadêmicos uma chance única de buscar aprimoramentos tornando-os mais preparados para o mercado de trabalho. Não esperem tempo! Preparem-se para essa experiência que, com certeza, deixarão boas lembranças na vida de todos! Boa sorte!

 

Top