Dicas para incentivar seu bebe a andar

As dicas para incentivar seu bebê a andar são importantes para que a criança dê os seus primeiros passos corretamente. A maioria dos bebês…

Por Isabella Moretti em 09/09/2014

As dicas para incentivar seu bebê a andar são importantes para que a criança dê os seus primeiros passos corretamente. A maioria dos bebês começa a andar por volta de um ano de idade, mas em alguns casos, isso pode demorar até 18 meses.

Dicas para incentivar seu bebe a andar. (Foto: Divulgação)

Andar é uma das etapas mais importantes do desenvolvimento infantil. Primeiro o bebê engatinha, depois ele consegue ficar em pé até que finalmente consegue dar os primeiros passinhos. Os pais normalmente ficam ansiosos neste processo e buscam formas de estimular o filho a andar.

Leia mais: Cuidados com o bebê quando ele começa a andar

Dicas para incentivar seu bebe a andar

Confira a seguir algumas dicas para incentivar seu bebe a andar:

1. Não use andador

O bebê que está aprendendo a andar não deve ser colocado em um andador. Este acessório prejudica o desenvolvimento dos músculos das pernas e também prejudica o equilíbrio. O risco de acidentes que podem machucar a criança também é maior quando o andador está presente no processo de desenvolvimento infantil.

2. Deixe a criança explorar

É muito importante deixar a criança à vontade para explorar, ou seja, experimentar o chão e fazer os seus próprios percursos dentro da casa. No entanto, os pais devem sempre ficar de olho para evitar acidentes.

3. Ensine o bebê a se levantar

Quando a criança completa oito meses de vida, ela deve ser estimulada a se levantar. Os pais devem propor brincadeiras para fortalecer a musculatura e a coordenação motora, como o clássico “agachar e levantar”.

Os pais podem ajudar o bebê. (Foto: Divulgação)

4. Crie um ambiente favorável

Se você não sabe como fazer o bebê andar, então comece criando um ambiente favorável. Retire todos os móveis pontiagudos e outros objetos que oferecem riscos de acidente.

5. Crie motivações

Algumas atitudes simples são capazes de motivar o bebê a dar os seus primeiros passos. Afastar os brinquedos prediletos, por exemplo, é um meio de chamar a atenção. Pegar nas mãos da criança e andar pela casa, explorando o local, também é um exercício que funciona.

6. Não se desespere

Quando a criança tropeça ou cai, muitos adultos se desesperam e acabam gritando. No entanto, isso não deve acontecer. A preocupação exagerada prejudica o desempenho do bebê que está aprendendo a andar. Dar broncas ou demonstrar impaciência também não funciona.

Os brinquedos de empurrar ajudam muito. (Foto: Divulgação)

7. Invista nos brinquedos de empurrar

Um dos truques para fazer o bebê andar é presenteá-lo com brinquedos de empurrar. Estes itens estimulam os primeiros passos porque deixam a criança mais segura.

8. Deixe o bebê descalço

Quando o bebê fica descalço, ele tem uma percepção melhor do próprio corpo e do ambiente. Por isso, deixar os calçados de lado é uma forma de incentivar o bebê a andar.

Coloque em prática as dicas para incentivar seu bebê a andar e ajude-o na tarefa de dar os primeiros passos.

Top