Dicas para gestantes usar transporte público

Assim como os idosos, as mulheres grávidas devem tomar alguns cuidados durante a locomoção pela cidade utilizando ônibus, trens e metrô, para evitar qualquer…

Assim como os idosos, as mulheres grávidas devem tomar alguns cuidados durante a locomoção pela cidade utilizando ônibus, trens e metrô, para evitar qualquer risco para ela e o bebê. Nesta matéria, vamos conferir várias dicas para gestantes usar transporte público.

As grávidas devem tomar alguns cuidados ao andar de ônibus e metrô (Foto: Divulgação)

Ao utilizarem o transporte público, as gestantes costumam encontrar algumas dificuldades, como o espaço apertado para passar nos corredores lotados, pessoas mal educadas que não cedem o assento para elas, freadas bruscas dos veículos e a alta velocidade, entre outras.

Diante de todas essas adversidades, muitas delas acabam ficando receosas em utilizar o transporte público, principalmente nas grandes cidades, nas quais os veículos geralmente andam lotados. No entanto, tomando alguns cuidados básicos, não há maiores perigos em andar de ônibus durante a gravidez.

Roupas modernas para gestantes

Aplicativos de celular para gestantes: dicas

Dicas para gestantes usar transporte público

A gestante precisa se segurar com atenção, para evitar esbarrões, quedas e movimentos bruscos (Foto: Divulgação)

A primeira dificuldade das grávidas em relação ao transporte público normalmente é a entrada no veículo, principalmente naqueles que não possuem piso baixo. Nesse caso, a gestante pode solicitar a ajuda de algum passageiro ou mesmo do motorista ou cobrador.

Já na hora de atravessar a catraca, a dica básica é sempre passar de lado, de forma que o quadril faça força para o movimento e não a barriga. Assim, fica mais fácil evitar que a gestante bata a barriga na roleta, o que pode ser prejudicial para o desenvolvimento do bebê.

Outra dica para gestante no transporte público é que ela deve optar por calçar sapatos baixos e mais confortáveis, pois eles ajudam a manter o equilíbrio no ônibus em movimento, diminuindo as chances de queda.

Continuar Lendo  Síndrome de Crouzon: o que é?

Enquanto estiver de pé no ônibus ou trem, não se esqueça de segurar firme nas barras de ferro dos corredores ou nas poltronas, para evitar qualquer surpresa com freadas, curvas ou movimentos bruscos do veículo. Fique atenta também quando estiver sentada.

Mais dicas

A maioria dos ônibus já traz lugares reservados para gestantes (Foto: Divulgação)

Outra das dicas para gestante usar transporte público é com relação ao assento prioritário. Hoje em dia, uma grande parte das empresas que operam no setor já trazem assentos reservados para gestantes, que normalmente estão identificados por cores diferentes.

Então, se alguém que não for outra gestante ou idoso, estiver ocupando o assento reservado para gestantes, faça valer o seu direito, lembrando-se sempre de pedir de maneira educada.

E na hora de descer do ônibus, ande devagar, segurando nas laterais da porta (ou da escada), para não correr o risco de escorregar e cair. Caso tenha dificuldades, solicite a ajuda do cobrador ou de algum passageiro.

Top