Dicas para ganhar tempo no trabalho

Ganhar tempo é o que todos queremos para ter uma melhor produtividade e destaque no trabalho  sem deixar acumular tarefas para o dia seguinte.…

Por Redacao em 11/04/2012

Evite fazer tarefas simultaneamente (Foto: Divulgação)

Ganhar tempo é o que todos queremos para ter uma melhor produtividade e destaque no trabalho  sem deixar acumular tarefas para o dia seguinte. Com algumas dicas simples é possível ganhar tempo no trabalho e conseguir desenvolver as tarefas, sem interrupções ou distrações.

Algumas pessoas acreditam que são poucas as pessoas que nascem organizadas e permanecem assim e outras que não nasceram com tal sorte serão sempre desorganizadas. Isso não é verdade, quem não tem esse privilégio de sempre ter sido organizado pode claramente aprender e desenvolver suas atividades, tais como entregar resultados e metas impostas pelo chefe ou por ele mesmo (o que resulta em uma cobrança ainda maior).

Calcular o tempo de cada tarefa é essencial para conclui-las (Foto: Divulgação)

Se você trabalha na rede, a primeira coisa a se fazer é se desconectar de todos sites possíveis que possa desviar sua atenção, principalmente os de relacionamento e mensagens instantâneas, incluindo até SMS que podem ser trocados durante o dia e intervir no seu desempenho. Existem alguns softwares que bloqueiam seu acesso, permitindo apenas 5 minutos para acessar e bloqueando nas 2 horas seguintes ou mais, fica a seu critério estabelecer um tempo significativo que não atrapalhe seu trabalho. Se precisa estar conectado coloque o status “ocupado”, assim quando alguém começar uma conversa vai saber que está ocupado com outras coisas e que vai responder assim que concluir o que está fazendo.

Evite reuniões que tratam sempre do mesmo assunto (Foto: Divulgação).

Estabeleça metas diárias, semanais, mensais e anuais, não só no trabalho como no pessoal também, pois se organizando com suas tarefas, você também consegue organizar sua vida num todo. Faça uma lista de afazeres e classifique-as com prioridades e leve em conta o tempo para realizar cada uma delas, por exemplo, priorize as tarefas mais urgentes que podem atrapalhar o andamento da empresa se atrasados, em segundo plano coloque na lista as tarefas que você tem agilidade e habilidade, pois além da quantidade também se espera qualidade. Depois de criar uma lista de prioridades, calcule o tempo médio de cada tarefa e tente fazer em um tempo menor (não muito rápido para não se atrapalhar). Afinal todos querem seu trabalho bem visto quando é bem feito.

Seguindo essas dicas as tarefas serão mais fáceis de serem realizadas e certamente sua rotina será organizada e produtiva.

Top