Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Fotos & Vídeos> Dicas para fotografia de casamento

Dicas para fotografia de casamento

Por Redacao

Um dos principais cuidados que se deve ter ao se fotografar um casamento – ou qualquer evento – é com os preparativos prévios. Afinal, é extremamente desagradável e constrangedor chegar na hora e você perceber que não levou a lente adequada, ou o filtro certo, ou então não carregou a bateria da câmera ou, pior, que o equipamento, sabe-se lá por que cargas d’água, não liga.

Além disso, o casamento é um momento único, que reflete a alegria, a personalidade, o estilo do casal, dos amigos, dos familiares; portanto, é importante que o fotógrafo esteja afinado com isso. Ele até pode realizar o trabalho sem essa proximidade, mas é fato que o resultado não será aquele que poderia ser. Em outros países, com nos Estados Unidos, por exemplo, é comum existir uma pré-sessão de casamento. O que se faz por aqui é o encontro para escolher as com as melhores composições e enquadramentos para pôster, convite ou lembranças. Mas a sessão de noivado prévia, criativa, externa e descontraída ainda não é muito comum, mesmo sendo um ótimo meio de conhecer mais o casal e ele conhecer você.

Pode ser que esta sessão fique fora do orçamento, mas não se deixe vencer, pois o importante é um trabalho bem feito. Ofereça ao menos uma reunião, um bate-papo com os dois ou a noiva para que eles possam tirar dúvidas, contar a história e estilo deles e mostrar referências do que gostam. Aliás, esse é um bom momento para que você também se apresente, mostre suas influências e a maneira como trabalha. Assim, quando o casamento estiver em andamento, não haverá surpresas para nenhum dos dois lados. Lembre-se: a festa é deles, não invente. Porém, uma pitada de originalidade não faz mal a ninguém.

Com relação ao grande dia propriamente dito, faça uma lista prévia. Aliás, é bom manter essa lista sempre à mão. Não se esqueça que o casamento é mais do que um contrato de serviço, é um dos momentos mais especiais da vida de um casal e que não se repetirá. Montamos uma lsita que pode lhe ajudar a deixar tudo pronto para um trabalho desses.

Conheça o cronograma de todo o evento de antemão. Anote todos os telefones necessários do staff e dos locais (igreja, salão de festa, etc.).

O seu carro não pode lhe deixar na mão. Caso isso aconteça, tenha dinheiro vivo disponível para pegar um táxi.

Tenha certeza que seu equipamento está ok. Se preciso for, faça uma revisão. Confirme com a equipe – assistentes e segundos fotógrafos, caso haja – os horários e locais de encontro e os lembre de verificarem os equipamentos deles também.

Cuidado com o figurino. Regra geral, o social não tem erro. Contudo, dependendo do estilo do casamento, você pode ficar um peixe fora d’água. Por isso mesmo a reunião prévia é importante.

Celular sempre carregado – seja a bateria ou os créditos (em caso de pré-pago).

Prepare todo o equipamento e cheque três vezes. Leve TUDO, até os cabos de sincronismo mesmo trabalhando de forma wireless. Não de chance ao azar.

Tenha um dia saudável na véspera para evitar mal-estar durante o trabalho.

Recomendado para você
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *