Dicas para forrar gavetas

PUBLICIDADE
A gaveta forrada fica mais protegida, mas é necessário saber quando e com o que forrá-la.

As gavetas são compartimentos que permitem armazenar e guardar coisas, incluindo roupas, objetos pessoais e utensílios. Para aumentar ainda mais a proteção dos itens e conservá-los, os moradores costumam forrar o fundo de cada gaveta, evitando desta forma o contato direto com o material do móvel.

Apesar de ser uma iniciativa com boas intenções, nem sempre o ato de forrar gavetas é realizado adequadamente. No caso de usar um produto inadequado como revestimento, aumentam as chances de acumular poeira e outros resíduos capazes de comprometer os itens armazenados.

Na hora de fazer o forro da gaveta, é necessário conhecer quais os tipos de objetos ou roupas serão armazenados. Quando o móvel apresenta uma boa estrutura e não compromete os itens armazenados, o ato de forrar as gavetas e até mesmo o interior de outras repartições se torna dispensável.

PUBLICIDADE

A gaveta deve ser forrada quando o revestimento do móvel não é de qualidade, como por exemplo, uma peça com estrutura de aglomerado natural que está esfarelando. Neste caso, o pó de serragem e os resíduos de madeira podem comprometer os itens armazenados.

O papel perfumado é indicado para forrar gavetas de guarda-roupa e cômoda.

Outras situações também obrigam que a gaveta apresente um forro como proteção, como é o caso das peças sensíveis que exigem cuidados na hora de guardar. Por exemplo, os cristais, joias e artigos de porcelana não podem ser armazenados no compartimento de qualquer jeito, ou seja, devem contar com uma camada protetora.

Aprenda a forrar gavetas

• Na cozinha, as gavetas do armário podem ser forradas com papel contact, uma espécie de adesivo transparente. Mas, a aplicação do material deve ser realizada com cuidado e sobre uma superfície limpa.

• Para armazenar peças mais delicadas e frágeis, como é o caso das louças, recomenda-se o uso de placas de EVA para fazer o forro. O material emborrachado e macio evita atritos e possíveis arranhões capazes de danificar as peças armazenadas. Lembre-se de cortar o material de acordo com o tamanho do fundo da gaveta e mantenha-o sempre conservado.

PUBLICIDADE
A placa de EVA também pode ser usada para forrar gavetas.

• Nas gavetas do guarda-roupa ou cômoda, é recomendado usar um tipo de papel especial para não causar danos às peças de vestuário. Entre as sugestões de materiais para o forro, vale apostar nas folhas de papel perfumado ou no papel vegetal.

• O uso de papel comum não é recomendado para forrar gavetas, afinal, ele rasga e amassa com facilidade, possibilitando a proliferação de insetos.

PUBLICIDADE

Aproveite as dicas e opte por um forro de qualidade para as gavetas.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.