Dicas para fazer o filho dormir sozinho

Muitas crianças não conseguem dormir sozinhas, tanto por medo quanto por terem se acostumado a dormir entre os seus pais. Entretanto, esse hábito pode…

As crianças devem dormir sozinhas para benefício próprio e dos seus pais. (Foto: Divulgação)

Muitas crianças não conseguem dormir sozinhas, tanto por medo quanto por terem se acostumado a dormir entre os seus pais. Entretanto, esse hábito pode ser prejudicial às crianças, que ficarão inseguras e imaturas e aos pais, que perdem a intimidade. Portanto, veja algumas dicas para fazer o seu filho dormir sozinho.

A criança deve se sentir bem em seu quarto. Por isso, decore-o com os seus personagens e cores favoritos, cole adesivos que brilham no escuro no teto, cole papel de parede divertido nas paredes e compre móveis diferentes. Na porta, prenda uma placa com o nome dela para personalizá-lo.

Mantenha um ritual na hora do sono. Deixe as luzes bem escuras pela casa, desligue tudo o que faz barulho, dê um banho morno no seu filho e algo leve para ele comer. Em seguida, escove os dentes dele e peça para ele se deitar.

Na hora de dormir, fique um pouco ao lado do seu filho enquanto ele estiver deitado. Aproveite e converse com ele sobre o dia dele, conte histórias ou cante para que ele durma. Depois, saia do quarto devagar para que ele não acorde. Com o tempo, ele se acostumará a dormir sozinho sem você precisar estar ao lado dele até que ele durma.

No começo, fique ao lado da criança até que ela durma. (Foto: Divulgação)

Coloque uma luminária de tomada ao lado da cama da criança para que ela não se machuque ao acordar de madrugada para ir ao banheiro e para que se sinta mais seguro, caso tenha medo de monstros ou fantasmas.

Leia Também:  O que é considerado cafona no visual da noiva

Se o seu filho não quer dormir sozinho por medo de bichos horríveis, abra as portas e as gavetas do guarda-roupa e olhe embaixo da cama para mostrar-lhe que não há nenhum monstro no quarto dele e que, portanto, ele pode dormir em paz. Se preferir, faça uma brincadeira, fingindo que está matando os bichos sob a cama dele. Assim, ele dormirá contente e feliz.

No final, a criança acostuma a dormir sozinha sem problemas. (Foto: Divulgação)

No início, será difícil fazer o seu filho dormir sozinho, mas com um pouco de paciência e dedicação, ele passará a se tranquilizar em seu próprio quarto. Para tanto, o ambiente deve ser propício, chamativo e acalentador para uma criança. E para que ele se sinta mais seguro, esteja sempre por perto quando precisar, porque aos poucos, ele ficará independente e conseguirá sonhar sozinho.

Top