Dicas para fazer o bebê dormir

Nas primeiras semanas de vida, o bebê pode dormir até 18 horas diárias, sendo que esse tempo tende a diminuir para 15 a partir…

Para que o seu bebê tenha noites tranquilas, estabeleça uma rotina diária para ele. (Foto: Divulgação)

Nas primeiras semanas de vida, o bebê pode dormir até 18 horas diárias, sendo que esse tempo tende a diminuir para 15 a partir do terceiro mês, quando ele consegue dormir a noite toda. Porém, alguns bebês têm dificuldades em dormir, seja porque trocaram o dia pela noite ou por algum problema orgânico. Então, após descartada a última hipótese, leia as nossas dicas para fazer o bebê dormir para que você também tenha um sono tranquilo.

Assim como acontece com os adultos, às vezes os bebês não conseguem pegar no sono facilmente. Sendo assim, você precisa entender os sinais do seu filho para saber quando começar a niná-lo. As dicas mais comuns que as crianças dão quando estão cansadas são: coçar os olhos, mexer nas orelhas, chupar o dedo e olheiras. Se ele apresentar uma dessas ações, coloque-o no berço ou no carrinho para que ele aprenda a dormir nesses locais, e não no seu colo, pois se você acostumá-lo desse modo, ele só dormirá no aconchego dos seus braços.

É importante que o bebê saiba distinguir o dia da noite. (Foto: Divulgação)

Desde a gestação, é possível saber se o seu bebê prefere o dia ou a noite. Se ele for notívago, você terá que ensiná-lo a perceber quando é a hora certa de dormir, ou seja, à noite. Para tanto, espere até que ele complete 2 semanas para mostrar-lhes quando ele tem que pegar no sono. Para tanto, mantenha a casa bem iluminada durante o dia e deixe com que os barulhos rotineiros da casa do telefone, da televisão, do liquidificador, do aspirador de pó e da campainha continuem os mesmos e, se ele costuma dormir depois das mamadas, tente acordá-lo colocando-o em pé para conversar e brincar com ele.

Leia Também:  Cistos de ovário: verdades e mentiras

Então, na hora de dormir, estabeleça uma rotina como dar um banho morno nele, dar leite e colocá-lo no berço. Em seguida apague as luzes, deixando somente um abajur aceso. No começo, ele chorará um pouco, mas com o tempo, ele aprenderá que essa é a hora dele sonhar com os anjinhos.

Sabendo a hora certa de dormir, o seu bebê dormirá como um anjinho. (Foto: Divulgação)

E para que o seu filho não acorde assustado sem você ao seu lado, substitua os hábitos que dependam exclusivamente da sua presença como a mamada por um objeto posto ao lado da criança como um paninho ou um bichinho de pelúcia. Assim, ele se sentirá seguro e conseguirá dormir novamente sem problemas.

O importante para fazer o bebê dormir é estabelecer uma rotina diária. Para tanto, será preciso ter um pouco de paciência e dedicação, aguentando-o chorar durante o dia quando você não deixá-lo dormir ou quando você tiver que deixá-lo no berço na hora de dormir ao invés de niná-lo no seu colo. Porém, tudo isso é necessário para que tanto você quanto o seu bebê tenham noites tranquilas de sono.

Top