Dicas para fazer exercícios no frio

Muitas pessoas ficam desanimadas para fazer exercícios quando o tempo está frio, principalmente se forem atividades ao ar livre como as caminhadas e as…

Muitas pessoas ficam desanimadas para fazer exercícios quando o tempo está frio, principalmente se forem atividades ao ar livre como as caminhadas e as corridas. No entanto, o programa de exercícios não deve ser abandonado porque é importante para ajudar na saúde do organismo. Preparamos algumas dicas de como se exercitar quando o inverno chega ou quando a temperatura cai em outras estações do ano.

Procure utilizar roupas confortáveis e que não atrapalhem seus movimentos durante os exercícios (Foto: divulgação)

Nos dias de frio, os exercícios mais recomendados são a caminhada, a corrida e atividades aquáticas. Andar de bicicleta também é uma atividade indicada para esses períodos. Os exercícios podem ser alternados com a musculação, que ajuda a conservar a musculatura e os ossos fortes. Além de serem boas para aquecer o corpo, essas atividades conhecidas como aeróbias são eficientes para que se obtenha um maior gasto calórico, já que no inverno, tende-se a ingerir mais alimentos, especialmente aqueles que têm mais gordura. Para que você possa alcançar os benefícios pretendidos com o exercício é necessário manter uma alimentação balanceada, com muitas frutas, legumes, verduras, carnes, e alimentos integrais como pães e grãos.

Alongar-se e aquecer o corpo por pelo menos 20 minutos é importante (Foto: divulgação)

No frio, os músculos e os tendões não se aquecem tão rapidamente quanto no calor e isso pode causar distensões musculares e até prejudicar os ossos. Por isso, é importante alongar-se e aquecer-se por mais tempo antes de começar a praticar os exercícios. Fazer um aquecimento por 20 minutos, movimentando o corpo, é suficiente. Nos exercícios ao ar livre procure respirar corretamente, pelo nariz para que não respire um ar muito frio.

A caminhada é um exercício recomendado para o frio (Foto: divulgação)

É necessário também colocar roupa de frio antes e depois de praticar a atividade física. Escolha vestimentas confortáveis que permitam que você se movimente sem restrições. A blusa de frio pode ser tirada depois que o exercício for iniciado e se a pessoa se sentir mais aquecida. Depois que a sequência de atividades terminarem, coloque o agasalho de novo para manter o corpo aquecido.

Continuar Lendo  Decoração de festa de 15 anos rosa e marrom

Top