Dicas para fazer exercícios na praia

Quem segue uma rotina diária de exercícios sabe que, muitas vezes, o ambiente da academia acaba se transformando em algo cansativo e maçante. Treinar,…

Quem segue uma rotina diária de exercícios sabe que, muitas vezes, o ambiente da academia acaba se transformando em algo cansativo e maçante. Treinar, todos os dias, num lugar fechado, acaba enjoando. No entanto, é necessário prosseguir com os cuidados para a saúde e a beleza. Quem tem a felicidade de morar no litoral pode intercalar os dias de academia com a praia. A prática também é útil e agradável a quem está passando uns dias de passeio, junto ao mar. Fazer exercícios na praia pode ser muito mais prazeroso.

A caminhada e a corrida lenta na água aquecem o corpo (Foto: Divulgação)

O calor e o sol contribuem com o treino, pois os músculos do corpo se encontram mais aquecidos, diminuindo os riscos de lesões. Além disso, a visão do ambiente faz muito bem à mente, tornando a prática menos maçante. Além disso, quando os pés estão em contato direto com a areia, o número de terminações nervosas estimuladas é muito maior. O solo arenoso também exige mais esforço, durante os exercícios, pois oferece maior resistência ao corpo. Fazer exercícios em contato com o mar também é relaxante e surte melhores resultados. Portanto, confira algumas dicas para fazer exercícios na praia. 

Aquecimento na praia

A areia oferece maior resistência e, consequentemente, resultados mais eficazes (Foto: Divulgação)

Para preparar o corpo, uma ótima dica é caminhar ou correr, de forma lenta, com as pernas dentro da água, que deve chegar até os joelhos, no máximo. Após o alongamento correto, pode-se começar a aquecer o corpo, caminhando na areia, com passos rápidos. Faz-se isso, durante uns 15 minutos. Em seguida, vá para água, conforme dito acima, e faça o trajeto contrário, correndo ou andando mais devagar, durante uns 5 minutos. Se gostar da prática e quiser continuar, faça-o, pelo tempo que desejar.

Leia Também:  Dieta da beringela - como funciona

Ginástica na praia

É claro que também é possível fazer exercícios localizados na praia. Se não houver nenhuma árvore ou rocha por perto, pode-se apoiar numa cadeira, com os joelhos levemente flexionados e a coluna ereta. Em seguida, uma das pernas deve ser elevada para trás, sem dobrar os joelhos. Pode-se fazer 3 séries de oito elevações, em cada perna, intercalando-as. Para completar os exercícios para coxas e glúteos, pode-se dar continuidade, fazendo as mesmas séries, porém com uma das pernas dobradas e elevadas, até que o calcanhar alcance o bumbum.

O cenário praiano torna os exercícios muito mais prazerosos (Foto: Divulgação)

Pode-se exercitar um pouco os braços e as costas, mantendo a coluna ereta e as pernas levemente afastadas. Basta erguer os braços, esticados, à altura dos ombros, virando as palmas dão mãos para trás. Em seguida, faça movimentos para trás, enquanto mantém os músculos abdominais contraídos.

Quem já tem familiaridade com exercícios, pode adaptá-los, facilmente, ao ambiente praiano. Sempre vale ressaltar a importância do uso de protetor solar, enquanto se pratica algum esporte na praia. As reaplicações devem ser feitas, a cada hora.

Saiba quais cuidados tomar: Exercícios na praia: dicas, cuidados

Veja o que fazer, ao correr na praia: Cuidados necessários para correr na praia

Top