Dicas para fazer a barba crescer

Há homens que preferem um visual com o rosto lisinho e perfumado; já outros gostam de cabelos no rosto e sonham com pelos bonitos e bem cuidados, brilhosos e numa barba cheia e viril. Entretanto, nem todos conseguem alcançar o visual desejado. O nascimento e crescimento da barba variam muito, de um homem a outro. Em alguns, os pelos crescem desordenados, com falhas ou ralinhos, enquanto em outros, nem chegam a nascer. Veja algumas dicas para fazer a barba crescer.

Estilo de barba depende da genética de cada homem (Foto: Divulgação)

Barbas que não nascem

A genética e os níveis de testosterona determinarão como será a barba do indivíduo. Infelizmente, não há muito  a fazer, contra isso. Tratamentos para a barba têm sido muito procurados pelos homens, especialmente aqueles que já alcançaram certa idade e não veem sinais de pelos no rosto.

Para os casos de ausência de barba, é primordial uma consulta ao médico dermatologista. O especialista poderá prescrever vitaminas e suplementos que ajudam a fazer com que os pelos nasçam. Elementos como as vitaminas B6, C e E, assim como a Biotina (também conhecida como vitamina B8) podem ser úteis, mas não devem ser ingeridos, sem orientação médica.

Barba cheia é o sonho de muitos homens (Foto: Divulgação)

Existem, também, remédios para a barba nascer, que são especialmente formulados para isso. No entanto, também devem ser prescritos por um médico. Nunca decida fazer uso de qualquer substância, sem orientação. Remédios para os cabelos, por exemplo, podem não ter o mesmo efeito nos cabelos do rosto e podem, inclusive, causar alergias ou outras disfunções, se ingeridos.

Em casos extremos, uma solução seria apelar para o implante de barba, que funciona de forma semelhante ao do cabelo. Para isso, consulte um médico.

Barbas que não crescem

Também existem muitos casos de barbas que não crescem, conforme gostaria o indivíduo. Os pelos ficam espalhados de forma desordenada e não permitem uma barba cheia e robusta.

Tal como acontece com os cabelos e o restante do corpo, sua beleza e saúde dependerão do estilo de vida da pessoa. Uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, verduras e proteínas, ajudará no crescimento da barba. A água também é muito importante, neste caso. Recomenda-se a ingestão de, ao menos, dois litros por dia.

Espere o tempo ideal, antes de modificar a barba (Foto: Divulgação)

Se a sua barba começou a crescer, saiba que você terá de ser muito paciente e cuidadoso com ela. É preciso não mexer nos pelos, durante ao menos um mês. A coceira também aparecerá e você terá de se acostumar com esse incômodo. Se for algo insuportável, há cremes com hidrocortisonas que aliviam a coceira na barba. Com o passar do tempo, os pelos deixarão de ser duros e irritantes. A barba começará a ficar mais mole e se acomodará melhor sobre a pele.

Use produtos bons na barba. Lave-a com shampoos e use, também condicionadores. Pelos bem cuidados, além de serem mais bonitos, crescem mais rápido.

Caso perceba descamações na pele, ao deixar a barba crescer, use um shampoo anti-caspa, ao menos duas vezes por semana.

Finalmente, espere 30 ou 40 dias, antes de alterar o formato da barba. Verifique como ela ficou e, então, apare os pelos em excesso ou faça os contornos desejados.

Reply