Dicas para favorecer a digestão

Muitos indivíduos buscam ter uma vida saudável através de uma boa alimentação. Os alimentos fornecem energia essencial para o bom funcionamento do organismo. No entanto, é necessário consumi-los de forma adequada para trazer grandes benefícios ao organismo. Conheça algumas dicas para favorecer a digestão.

Saiba se dormir após as refeições faz mal. 

Alguns tipos de chás colaboram com a boa digestão. (Foto: divulgação)

Conhecendo mais sobre a digestão

Os órgãos responsáveis pela digestão são a boca, o esôfago, o intestino delgado e o grosso, o pâncreas e o fígado. Assim, para que o indivíduo apresente uma boa digestão, é ideal que todos esses órgãos apresentem um bom funcionamentos, além de consumir os alimentos ideais para a manutenção de uma vida saudável.

Saiba quais são os alimentos que facilitam a digestão

  • Abacaxi – essa fruta é rica em uma enzima denominada bromelina, que auxilia na digestão de proteínas e das gorduras, favorecendo o processo de digestão. Além disso, o abacaxi contem celulose, uma substância fundamental para o bom funcionamento intestinal.
  • Chás – o chá verde, o boldo, a hortelã, a erva-doce, a camomila e a erva cidreira colaboram com a digestão por serem ricos em óleos. Dessa forma, aumentam a produção e fluxo gástrico, colaborando com a boa digestão.

    Conheça algumas dicas para favorecer a digestão. (Foto: divulgação)

  • Alimentos ricos em fibras – existem dois tipos de fibras, as solúveis e as insolúveis. Estas, atuam na parte inferior do intestino grosso, colaborando com a aceleração do trânsito intestinal e aumentam o bolo fecal. Já as fibras solúveis agem no intestino delgado e no estômago, deixando a digestão amis lenta e colaborando com a melhora da digestão dos nutrientes.
  • Azeite – este produto facilita a digestão, evitando a sensação de “empachamento”. Além disso, age como lubrificante dos intestinos, facilitando seu funcionamento.

Fracionar as dietas favorece a digestão

O fracionamento das digestões evita que o indivíduo permaneça muito tempo em jejum, além de prevenir o consumo exagerado dos alimentos.

Deitar após as refeições traz prejuízo ao processo digestivo

Muitos indivíduos possuem o costume de deitar após as refeições, favorecendo o aparecimento de azia e indigestão. Assim, é importante que o indivíduo abandone esse hábito, de modo a evitar futuras consequências futuras.

Ter uma alimentação saudável é essencial para uma boa digestão. (Foto: divulgação)

A digestão é a parte essencial para o bom funcionamento do organismo. Através dela, o corpo retira energia suficiente para a realização dos processos essenciais e vitais do corpo. Após conhecer algumas dicas de como favorecer a digestão e conhecer quais são os alimentos que colaboram nesse processo. Basta adquiri-los a sua dieta e obter os benefícios de ter uma vida saudável.

Conheça os hábitos que interferem na digestão.

Reply