Dicas para facilitar a viagem no aeroporto

Com a chegada das férias, muitas pessoas aproveitam para programar a tão esperada viagem.  Um dos destinos mais escolhidos pelos viajantes é o exterior.…

Por Editorial MDT em 20/12/2012

Com a chegada das férias, muitas pessoas aproveitam para programar a tão esperada viagem.  Um dos destinos mais escolhidos pelos viajantes é o exterior. Por ser uma viagem longa e, por vezes, um trajeto desconhecido, as dúvidas começam a surgir. Além disso, é necessário ter alguns cuidados, de forma a evitar futuras consequências. Tendo isso em vista, separamos algumas dicas para facilitar a viagem no aeroporto.

Conheça algumas dicas de boas maneiras para viagens aéreas.

Muitos indivíduos aproveitam as férias para realizar a viagem dos sonhos. (Foto: divulgação)

A chegada ao aeroporto

Antes de ir até o aeroporto, é ideal que você confirme o voo de ida e de volta, com até 42 horas de antecedência. No dia do embarque, o viajante deve estar no aeroporto duas horas antes do embarque, uma forma de organizar e preparar a viagem. Durante o embarque, não se esqueça de registrar os equipamentos eletrônicos, como câmera fotográfica, filmadora, computador e etc, em especial, se a viagem for para o exterior.

Fugindo dos impostos

Ao retornar do exterior, o turista estará isento de impostos referentes a roupas e objetos de uso pessoal, desde que as quantidades sejam compatíveis com a duração e a finalidade da viagem. Além disso, objetos que não ultrapassem o valor de US$ 500 dólares americanos por pessoa, também isenta o indivíduo do pagamento de impostos.

Cuidando das bagagens

Antes de viajar, é ideal que as bagagens sejam identificadas, tanto na parte interna, quanto na externa. As identificações devem conter nome, endereço e telefone do passageiro. Além disso, é indicado que o viajante coloque sinais que facilitem o reconhecimento da mala. Nas bagagens de mão, é ideal seguir o mesmo processo, além de levar sempre uma troca de roupa e um casaco. Uma forma de prevenir futuras e inesperadas consequências.

Na bagagem de mão, leve sempre uma troca de roupa a mais. (Foto: divulgação)

Quantidade exata de peso por bagagem

O viajante deverá ficar atento a quantidade de peso que cada país aceita durante a viagem. Assim, para que você não erre, separamos alguns exemplos e seus respectivos destinos.

  • Estados Unidos e África do Sul – o passageiro tem o direito de levar dois volumes que pesam até 32 kg cada e que possuam, no máximo, 158 cm de altura, largura e comprimento;
  • Demais destinos – o viajante pode levar apenas um volume com 20 kg na classe econômica e 30 kg na primeira classe ou classe executiva;
  • Voos regionais – o limite de peso é de 10 kg em aviões com até 20 lugares.

Vale ressaltar que as crianças com idade inferior ou igual a dois anos, não tem direito em qualquer voo, independente da classe escolhida.

Errando no cálculo

Em alguns casos, os indivíduos excedem o peso das bagagens porém, não é preciso desespero. Os passageiros que excederem o limite de peso das bagagens deverão pagar uma taxa extra pelo serviço. Em geral, a taxa cobrada por voos regionais varia de 1% a 2% da tarifa básica regional por quilo.

Fique atento aos comprovantes

No momento do despacho, a empresa aérea deve entregar um comprovante ao passageiro que é correspondente à bagagem embarcada. Nele estará descrito os pontos de partida, destino e número da etiqueta de bagagem. Esse comprovante serve como prova de contrato do transporte da bagagem.

Saiba como facilitar a viagem de avião no aeroporto. (Foto: divulgação)

Muitas pessoas aproveitam as férias para realizar a viagem dos sonhos. No entanto, durante toda a viagem e, especial, a realizada de avião, é necessário ter alguns cuidados. Após conhecer as dicas de como facilitar a viagem no aeroporto, basta seguí-las e aproveitar.

Saiba como escolher a mala de viagem ideal.

Top