Dicas para exercitar o seu cão

É importante se exercitar regularmente para se manter em forma e prevenir doenças originadas pelo sedentarismo. Os animais também possuem esta necessidade, visto que…

Por Redacao em 30/01/2012

Os cães precisam se exercitar regularmente (Foto:Divulgação)

É importante se exercitar regularmente para se manter em forma e prevenir doenças originadas pelo sedentarismo. Os animais também possuem esta necessidade, visto que é essencial para gastar as energias acumuladas e manter-se saudável.

Existem várias formas criativas de fazer o seu cão se exercitar. Como eles gostam muito de brincadeiras, isso pode ser um forte aliado na hora de fazer exercícios. Contudo, antes de colocar o animal para fazer atividades físicas é importante levar em consideração a raça e como cães de idades diferentes reagem a esta nova rotina. As necessidades de cada cachorro variam bastante, os de menor porte, por exemplo, podem ter muita energia, mas não aguentam grandes caminhadas por possuírem pernas curtas. Já algumas raças maiores não são tão enérgicas, mas precisam se exercitar frequentemente para evitar a obesidade.

Atividades físicas para cães (Foto:Divulgação)

Quando filhotes, a melhor forma de exercício é através de brincadeiras, porém enquanto cresce é melhor se preocupar com a socialização do animal e fazer passeios com ele. As atividades físicas devem ser realizadas em todas as fases da idade canina, mas é importante respeitar suas limitações. Cães idosos se cansam facilmente e podem sofrer de dores musculares, caso faça um exercício muito intenso. Entretanto,  é importante que o animal da terceira idade se exercite sempre para melhorar sua circulação e movimentar as articulações.

Antes de começar uma rotina de exercícios é importante levar o seu bicho de estimação ao veterinário, para que este faça um checkup e coloque a vacinação em dia. Depois de autorizado, você deve programar atividades que estejam de acordo com o porte e a idade do seu cão. O ideal para o animal idoso é uma leve caminhada, enquanto que com o adulto você pode realizar alguns exercícios mais vigorosos; já para o filhote uma brincadeira com trinta minutos todos os dias é suficiente.

Dicas para exercitar o seu cão (Foto:Divulgação)

Cuidados

Antes de sair para a realização do exercício é importante levar em consideração algumas orientações. É importante que você respeite o intervalo de duas horas entre a refeição e o exercício e evite o sol quente, principalmente se for um cão idoso. Quanto a coleira, use sempre guias longas e se o passeio for noturno lembre de colocar uma coleira refletora. Durante os exercícios, não se esqueça de hidratar sempre o cão, oferecendo a eles pequenas doses com frequência, para que ele não fique com a barriga cheia.

A realização de atividades físicas são essenciais para que o cachorro possa ter uma vida saudável e feliz, porém elas não trazem benefícios apenas para os cães, este hábito de se exercitar regularmente pode ajudar a driblar o sedentarismo do dono e lhe proporcionar uma vida mais saudável.

Top