Dicas para evitar vasinhos nas pernas

As dicas para evitar vasinhos nas pernas são ideais para as mulheres que vivem morrendo de medo de mostrar as pernas por causa dessas…

Por Andre em 22/07/2014

As dicas para evitar vasinhos nas pernas são ideais para as mulheres que vivem morrendo de medo de mostrar as pernas por causa dessas “marcas”, passando a não usar mais saias, shorts e biquínis, ficando escravas das calças e de outras vestimentas que ajudam a esconder o problema.

Dicas para evitar vasinhos nas pernas (Foto: Divulgação)

Os vasinhos consistem em dilatações de pequenas veias, com espessura semelhante à de um fio de cabelo, tendo a cor avermelhada ou roxa. Além das pernas, eles também podem aparecer no rosto, pés, costas, abdômen, seios e colo, entre outros locais do corpo.

Eles também são conhecidos como “pequenas varizes” ou microvarizes, devido à semelhança visual com as varizes, e, em geral, os vasinhos não causam danos à saúde, além de não resultarem em dor, deixando, na maioria das vezes, apenas o prejuízo estético.

Alimentos que ajudam no tratamento das varizes

Mitos e verdades sobre as varizes

Dicas para evitar vasinhos nas pernas

Fazer caminhadas e outros tipos de atividades físicas ajuda a evitar os famosos vasinhos (Foto: Divulgação)

De acordo com especialistas no assunto, o surgimento dos vasinhos nas pernas geralmente está ligado às causas genéticas, mas determinados hábitos de vida podem contribuir para o aparecimento do problema.

Dessa forma, entre as dicas para evitar vasinhos nas pernas estão algumas mudanças nos hábitos do dia a dia, como passar a praticar exercícios físicos com regularidade, pois assim é possível combater a obesidade e o sedentarismo, que estão entre as principais causas dos vasinhos.

Além disso, você também deve evitar ficar muito tempo na mesma posição (tanto sentado quanto em pé), pois isso prejudica a circulação do sangue nas pernas. Para quem trabalha sentado, por exemplo, a dica é levantar-se a cada uma ou duas horas e fazer uma breve caminhada, para exercitar os músculos.

As dicas para combater vasinhos nas pernas devem incluir ainda o ato de parar de fumar, pois o cigarro facilita o espasmo vascular, contribuindo para aumentar a possibilidade de surgir o problema.

Outras dicas

Tomando alguns cuidados simples, as suas pernas podem ficar livres dos incômodos vasinhos (Foto: Divulgação)

Como a gravidez é um fator desencadeante para o aparecimento de vasinhos e varizes, a gestante deve fazer um acompanhamento médico para saber como evitar ou amenizar o problema nessa importante época da vida.

Outra dica para evitar vasinhos nas pernas é verificar se outras pessoas na família sofrem com o problema, pois se tiver, aumentam as chances de que ele também apareça em você. Nesse caso, os cuidados devem ser ainda maiores.

Top