Dicas para evitar que o filho fique ansioso

A ansiedade não é um problema que acomete somente adulto. Quando o filho passa por transformações na vida, pode sofrer tanto quanto os pais.…

A ansiedade não é um problema que acomete somente adulto. Quando o filho passa por transformações na vida, pode sofrer tanto quanto os pais. Um momento em que isso fica muito evidente é no período de volta às aulas. Isso ocorre por dois motivos, ou seja, a criança está ansiosa para voltar às aulas ou não deseja voltar de jeito nenhum. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas para evitar que seu filho fique ansioso na volta às aulas.

A ansiedade é um problema que atinge muitas crianças em fase escolar. (Foto: divulgação)

Ansiedade para a volta às aulas

Segundo especialistas, as crianças ficam muito ansiosas para voltar às aulas.  Nesse caso, a escola é um ambiente agradável e divertido para a criança, então é normal que ela deseje voltar logo para lá. O ideal é que os pais exercitem o poder de paciência da criança, conversando e dando exemplos para passar o tempo e se preciso distraí-la com outras atividades.

Caso a criança fique ansiosa, pois não quer voltar para a escola, é preciso ter um pouco mais de cuidado. As crises de ansiedade negativas podem ser muito fáceis de serem controladas no começo, mas se não recebem atenção merecida, podem causar sérios problemas. Por isso, jamais ignore o problema ou menospreze.

Promover o reencontro com os colegas antes das aulas pode ajudar a aliviar a ansiedade. (Foto: divulgação)

Veja também estresse em crianças, sintomas, como tratar 

Dicas para evitar que o filho fique ansioso

1. Envolva a criança para a volta às aulas: leve a criança junto na hora de comprar o material, pois quando ela participa desse processo cria vínculos e fica com mais ânimo para estudar. Ela vai contar os dias para usar os novos cadernos e canetinhas na aula;

Leia Também:  Tendências moda praia verão 2013

2. Converse com ele: mostre para seu filho que aprender é algo muito bom. Jamais use a escola como forma de ameaça para ele. A criança aprende pelo exemplo, se os pais tiverem um bom relacionamento com a escola, os filhos também irão ter;

3. Visite os amigos: se os amigos já voltaram de viagem, aproveite o final de semana para promover um reencontro para que a criança veja o quanto é bom estar com os colegas;

4. Mude a rotina: durante as férias é comum perder a rotina, portanto quando estiver próxima a volta às aulas, comece a inserir novas atividades diárias para que a criança vá se adaptando novamente;

5. Fique calmo: os pais também devem ficar calmos, pois podem passar a ansiedade que estão sentindo para os filhos. Curta os momentos e imagine que ele irá experimentar e aprender muito no novo ano.

Os pais devem ficar de olho para esse sintoma. (Foto: divulgação)

Veja também crianças que sofrem tensão pré natal 

A ansiedade para a volta as aulas é um problema muito comum na vida das crianças, tanto positivamente quanto negativamente. O ideal é que os pais conversem com os filhos e procurem passar segurança e tranquilidade para os mesmos. É preciso ficar de olho quando a criança não quer voltar para a aula, nesse caso, procurar um psicólogo pode ajudar a resolver o problema.

 

Top