Dicas para evitar o desperdício de água

Você sabe Dicas para evitar o desperdício de água? O desperdício de água é um problema muito sério que depende da conscientização e a…

Por Redacao em 27/08/2014

Você sabe Dicas para evitar o desperdício de água? O desperdício de água é um problema muito sério que depende da conscientização e a denúncia de pessoas que veem a água sendo desperdiçada. Em tempos de seca em alguns estados, usar muita água sem necessidade é um ato um tanto quanto egoísta e irresponsável que merece ser denunciado e seu autor penalizado. Porém, absurdos a parte, muitas vezes não percebemos que desperdiçamos água em diversos momentos do dia e mesmo não sendo algo tão óbvio, no fim do mês além de ser uma boa economia, é uma grande ajuda a natureza.

Confira: Hambúrguer azul é vendido na China e causa espanto 

Como evitar o desperdício de água - Existem diversas coisas que fazemos no dia a dia que desperdiçam litros e mais litros de água (Foto: Divulgação)

Dicas para evitar o desperdício de água

Atitudes simples podem evitar o desperdício dessa riqueza tão importante para nossa vida e pequenas mudanças no nosso dia a dia podem economizar uma grande quantidade de água que seria desperdiçada. Confira Dicas para evitar o desperdício de água:

Vaso: Não utilize o vaso sanitário como lixeira, seja qual for o lixo, pois além de gastar mais água, os objetos despejados ainda podem causar entupimento.Manter a válvula da descarga regulada para evitar o desperdício. Infiltrações também são importante
de serem tratadas. Na hora de comprar a descarga, prefira as caixas de descarga ao invés das válvulas.

Saiba: Como acabar com o mau cheiro dos pés

Banho: Evite os banhos demorados, feche a torneira enquanto estiver se ensaboando se a estação permitir. Feche a torneira também enquanto escova os dentes ou faz a barba.

Calçada: Na hora de limpar o pátio ou a calçada use vassoura e balde com água. Para regar plantas use sempre balde ou regador.

Preste atenção nas torneiras da sua casa para ver se pingam após desligadas (Foto: Divulgação)

Carro: Em algumas cidades é proibido lavar calçadas e carro com mangueira, pois há um grande desperdício de água, que estima-se que seja 560 litros de água em 30 minutos. Utilizar balde e pano é o ideal.

Louças: Quando lavar louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo, você pode desperdiçar até 105 litros de água. Passe uma esponja e ensaboe toda a louça e depois enxágue tudo de uma vez.

Piscina: Tratar a água de piscinas para não precisar trocar com freqüência. Outra dica é cobrir a piscina com lona, enquanto não ocorre o uso, para evitar a evaporação.

Nas roupas: Deixe a roupa acumular para então lavar tudo de uma vez. Se você lava as roupas a mão, feche o tanque, coloque as roupas de molho e depois use água corrente apenas para enxaguar. Não use sabão em excesso para evitar maior número de enxágues.
Istale aerador (peineirinha) nas torneiras da casa para reduzir a vazão.

  • Escovar dentes com torneira aberta = 80 litros
  • Lavar louça com torneira aberta = 100 litros
  • Lavar carro com mangueira em meia hora = 560 litros
  • Lavar calçada com mangueira = 280 litros
  • Banhos longos = 95 a 180 litros

Como denunciar o desperdício de água

Lavar com mangueira desperdiça muito água (Foto: Divulgação)

Leia mais: Bexiga baixa entenda o problema e como prevenir 

Em caso de desperdício de água, você pode encaminhar sua   denúncia à SABESP,  pelo telefone 0800 11 99 11, e informar o endereço completo de  onde está  ocorrendo o desperdício. Em  alguma cidades há outros números para denúncia, por isso é importante se informar. Agora que você sabe Dicas para evitar o desperdício de água e como denunciá-lo leve essas informações para seu dia a dia.

Top