Editorial MDT 22/02/2013 Bem Estar

O efeito sanfona é algo desagradável que persegue aqueles que desejam perder peso, mas são apaixonados pela arte de comer. Quem gosta muito de comer, acaba apelando para as dietas rápidas e fáceis, conseguindo assim eliminar algumas medidas. Mas ao fim dessa dieta, voltam a comer normalmente e é nessa hora que voltam a engordar. Esse engorda e emagrece é o conhecido “efeito sanfona”. Além de chato, é prejudicial à saúde. Saiba como evitar o efeito sanfona.


O efeito sanfona é desagradável e pode prejudicar sua saúde. (Foto: Divulgação)

Dicas para não cair no efeito sanfona

O primeiro passo é escolher o tipo de dieta. Para emagrecer com saúde e manter esse peso, é preciso passar meses com uma reeducação alimentar. A perda de peso deve acontecer aos poucos. Essas dietas que prometem muitos quilos em uma ou duas semanas devem ser evitadas, pois são as principais responsáveis pelo efeito sanfona.

Portanto, paciência é a alma do negócio nesse caso. É preciso traçar uma meta e segui-la até alcançar o objeto maior: emagrecer definitivamente. A reeducação alimentar é a troca do que está te mantendo gordo pelo o que ajuda a eliminar gordura. Normalmente é a troca de porcarias por alimentos naturais e saudáveis.

Cuidado com a compulsividade na hora de comer. (Foto: Divulgação)

Outra dica para não ter o efeito sanfona é começar a se analisar. Perceba quando você realmente está com fome ou deseja comer por ansiedade, que é muito comum em casos de obesidade. Alguns medicamentos leves podem ajudar nesse caso, mas eles são indicados apenas para pacientes em estágios mais graves.

Além da dieta com baixa caloria e alimentos saudáveis, a prática de atividade física é crucial para evitar o efeito sanfona. Esse deve ser um hábito diário pelo resto da sua vida. O exercício físico moderado só traz benefícios ao seu organismo, além de ajudar na manutenção do peso. Faça algo que lhe dê prazer. Nem sempre passar horas na academia é prazeroso para todos. Esportes também ajudam na perda de peso.

Dicas para emagrecer

Tenha paciência e mantenha uma alimentação saudável. (Foto: Divulgação)

Entre algumas dicas para emagrecer com saúde, estão: ingira mais fibras, restrinja o consumo de gordura (principalmente a saturada, presente em frituras, carne vermelha, queijos amarelos e salgadinhos). Sal e açúcar devem ser bem moderados. Se possível, os evite. E beba muita água, cerca de 2 litros por dia. A hidratação é fundamental para um perfeito funcionamento do corpo, além de ajudar na perda de peso.

Não tenha pressa em emagrecer, isso só prejudica. Bons hábitos alimentares, noites bem dormidas e a prática de atividades física formam a receita ideal para emagrecer definitivamente, sem ficar engordando e emagrecendo repetitivamente.

Leia também:

Remédio caseiro para tirar a fome

Remédios para perder peso rápido: riscos

 

 

Outros artigos

Fórmula Academia Oferece Vagas

20/03/2009

Fórmula Academia Oferece Vagas

    Estão sendo disponibilizadas pela Fórmula Academia vagas para estagiários, nas áreas de musculação, ginástica, natação e escola de esportes (atividades...

Bônus para alunos da rede pública Unicamp

24/04/2013

Bônus para alunos da rede pública Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas está estudando a ideia de aumentar o bônus para alunos da rede pública. O benefício tem como objetivo facilitar o ingresso de can...

Dicas de revestimentos para cozinha

10/11/2011

Dicas de revestimentos para cozinha

A cozinha é um local de trabalho e de lazer, em uma casa. Portanto, muitas pessoas circulam por ela diariamente, seja para cozinhar, para comer ou simplesmente para ...