Dicas para Evitar Câimbras

Uma das coisas que ninguém, ou pelo menos a maioria das pessoas, não gosta é de sentir dor e principalmente se for uma dor…

Por Redacao em 30/06/2011

Uma das coisas que ninguém, ou pelo menos a maioria das pessoas, não gosta é de sentir dor e principalmente se for uma dor quase que incontrolável e que mal lhe dá movimentos em seu corpo de tanto que interfere naquele momento em seus movimentos. Imagine-se deitando para relaxar e descansar um pouco, caminhando ou fazendo qualquer tarefa diária e de repente sentir aquela dor, que parece uma fisgada lhe incomodando. Sabendo de todo esse incomodo e do quanto tal dor aborrece, conheça agora algumas dicas de como evitá-las e tire esse mal do seu dia a dia.

Em primeiro lugar entenda que a câimbra é um espasmo muscular que ocorre de forma involuntária em seu corpo, e seu tempo de duração pode ser de vários minutos como de segundos. Suas causas também já são bem conhecidas e de maneira geral, algumas são relativamente fáceis de serem resolvidas caso tenham algum esforço.

Dentre as principais causas do espasmo, temos a chamada “hiperexcitação” dos nervos musculares, a qual desencadeia devido a motivos como, a falta de cálcio e magnésio, comumente presente no leite e derivados. Pessoas que sofreram alguma fratura nos osso também podem ter câimbras.

Algumas doenças também são auxiliares para a aparição desse desconforto muscular, são elas diabetes, hipoglicemia, hipotireoidismo, que é a diminuição de funcionamento da tireóide, e doenças neurológicas, ou seja, como se já não bastasse os contratempos trazidos por essas doenças, você também poderá se deparar com uma câimbra.

Outra grande causadora desse desconforto muscular e a vida sedentária, e esta não é somente um malefício para as câimbras não, pois ter essa postura de vida pode lhe trazer problemas em quase todos os campos de sua saúde. Por isso, é fundamental a prática de exercícios físicos, e eles não precisam ser tão intensos como se pensa não, uma caminhada, pedalar, natação, existem diversas maneiras simples de se acabar com o corpo mole.

Entretanto a pratica excessiva de movimentos repetitivos em determinado músculo também pode gerar as câimbras, o desgaste também leva a esse malefício e poderá lhe prejudicar. Por esse motivo é fundamental que antes de começar uma rotina de exercícios, procure um acompanhamento médico ou de um especialista.

A perda excessiva de água também pode ser uma de suas causas, assim como a ausência de sais minerais em seu corpo, deste destacam-se o potássio e a falta das vitaminas B1, B6 e B5. Quando o fluxo sanguíneo se vê dificultoso elas também surgem, e isso acontece devido mudanças bruscas na temperatura e problemas vasculares. Geralmente as câimbras aparecem em músculos da barriga, da pena, no braço e pescoço, e caso comecem a ocorrer com freqüência o ideal é procurar um médico.

Tenha uma vida saudável, sem deixar seu corpo cair na rotina, busque por medidas idéias para seu corpo, que além de lhe deixar melhor consigo mesmo, também irão garantir qualidade de vida. Alimente-se bem e com nutrimentos ricos em vitaminas, principalmente cálcio e potássio. Com essas dicas com certeza as câimbras passaram longe de você.

Top