Dicas para estudar fora do país

O intercâmbio é uma experiência que acontece fora do seu país de origem. O estudante vai para uma determinada nação realizar cursos e conhece…

O intercâmbio é uma experiência que acontece fora do seu país de origem. O estudante vai para uma determinada nação realizar cursos e conhece um idioma diferenciado, além de aprender mais sobre uma cultura, que muitas vezes, nada tem a ver com a sua. A vivência e o desenvolvimento pessoal são algumas características adquiridas durante esse tipo de viagem. No entanto, para não se decepcionar e passar por situações que poderiam ser evitadas é necessário tomar algumas medidas. Veja a seguir algumas dicas essências para se fazer um intercâmbio e evitar problemas com a viagem.

Leia mais sobre: Dicas para estudar no exterior

 

Siga nossas dicas para estudar fora do país (Foto: Divulgação)

Intercâmbio por conta própria

A maior parte das pessoas interessadas em fazer intercâmbio procuram uma agência de viagens para garantir que tudo vai dar certo durante esse período de estudo. Mas, alguns estudantes acham mais econômico fazer tudo sozinho. Nesse caso é preciso pesquisar mais a fundo que escolas o país possui, quais aceitam brasileiros e as exigências para ingressar em cada uma delas. Procure informações sobre o clima local, a cultura e a culinária, para evitar apuros. Quem tem amigos ou conhecidos que vivem nesse país onde vai estudar deve ter uma conversa longa e esclarecedora.

Agências de intercâmbio

Planejar um intercâmbio sozinho dá muito trabalho e algumas pessoas optam por pagar uma agência que faça uma consultoria. Porém, antes de contratar a empresa busque informações sobre a sua idoneidade junto ao Procon e ao Tribunal de Justiça de seu Estado sobre a companhia. Se houver muitas ações envolvendo o mesmo estabelecimento desconfie. Também pesquise na internet para saber se existem reclamações informações e tente conversar com quem utilizou os serviços dessa agência de intercâmbio para ter referências.

Continuar Lendo  Programas de residência médica 2012

Saiba mais sobre: Juntar dinheiro para intercâmbio: dicas

 

Guarde dinheiro para fazer intercâmbio (Foto: Divulgação)

Viagens para trabalhar fora do país

Quem quer estudar e trabalhar fora do país tem que contar para a agência sobre essas intenções.  Não são todas as nações que aceitam que você trabalhe sendo estudante estrangeiro, e os que permitem esse acúmulo de atividades, em sua maioria, estabelecem uma jornada reduzida para o estudante.

Guarde dinheiro para fazer intercâmbio

O planejamento financeiro é essencial para quem está querendo fazer um intercâmbio. Isso porque os gastos serão inevitáveis mesmo se você quiser trabalhar no país estrangeiro para bancar parte deles. Em muitos casos você só consegue viajar para fora do Brasil com visto se tiver uma reserva de dinheiro no banco e provando que tem motivos de sobra para voltar, como por exemplo, um emprego fixo.

Top