Dicas para estimular os estudos

Diante de matérias muito amplas ou complicadas, se descabelar parece a única solução. No entanto, para ser aprovada em um concurso público, é necessário…

Diante de matérias muito amplas ou complicadas, se descabelar parece a única solução. No entanto, para ser aprovada em um concurso público, é necessário dominar todas as disciplinas do edital, até mesmo aquelas que você detesta ou possui dificuldade para aprender.

O psicólogo, Alexandre Maia, afirma que o lado emocional nessa situação é semelhante com o de uma criança: cria empecilhos para aquelas questões que detesta ou complicadas. A seguir, confira algumas dicas para estimular seus estudos:

Divida o conteúdo em capítulos

Se a disciplina for economia, por exemplo, especialistas recomendam que o indivíduo selecione um capítulo e estipule um prazo para concluir. Além de facilitar a organização, à medida que o indivíduo avança nos capítulos, a produtividade aumenta e o aprendizado da matéria facilita.

Dedique mais tempo para esse assunto

Se o conteúdo além de extenso é denso, o ideal é separar mais horas de estudo. Não é questão de dedicar mais horas consecutivas, não adianta o candidato estudar 12 horas sobre aquela matéria que tem dificuldade. O ideal é separar 2 horas diárias do programa de estudo, até aprender”, explica Sérgio Camargo advogado e especialista em concursos.

Deixe os capítulos ou disciplinas mais complicadas para o final

Quanto mais seguro o indivíduo estiver, mais empenhado ele estará para enfrentar as disciplinas que possui dificuldade. “O estudo forçado só fará com que a empatia com aquela disciplina aumente. O emocional não lida bem com bloqueios”, explica Maia.

Desse modo, o especialista aconselha começar o estudo pelos capítulos que ele acredita serem mais prazerosos de estudar. Com o passar do tempo, o indivíduo sentirá mais preparado para encarar o que avalia mais complicado.

Domine a teoria

Muitos concurseiros tem a ideia errada de que ao ler sobre a matéria já pode realizar os exercícios sobre o tema. “Quando ele se depara com um exercício de nível mediano a elevado, a autoestima não aguenta”, afirma Alex Mendes, professor de economia da Academia do Concurso. Desse modo, a produtividade e dos estudos acaba comprometida.

Leia Também:  PM-SC irá realizar novo concurso para Soldado 2015

Especialistas aconselham estudar a teoria das matérias arduamente. Exercícios e simulados devem ser realizados durante o planejamento de estudos.

Top