Dicas para espantar moscas

Durante o verão, proliferação das moscas caseiras é muito maior. Estes pequeninos insetos, embora não nos machuquem, com picadas desagradáveis ou perigosas, podem ser…

Durante o verão, proliferação das moscas caseiras é muito maior. Estes pequeninos insetos, embora não nos machuquem, com picadas desagradáveis ou perigosas, podem ser vetores para a transmissão de doenças. Isso porque elas costumam “passear” bastante por aí, pousando em todos os tipos de locais, principalmente nos mais sujos. Nas casas, elas pousam sobre os alimentos e em outras superfícies com as quais, mais tarde, teremos contato. É preciso tomar certos cuidados, para que elas se afastem. Confira algumas dicas para espantar moscas.

Moscas caseiras não picam, mas podem transmitir doenças (Foto: Divulgação)

Limpeza adequada

Primeiramente, é preciso citar a limpeza do local, quando se fala em moscas. Todos sabemos que a higiene dos ambientes é fundamental; porém, mesmo com a casa bem limpinha, muitas vezes as moscas caseiras insistem em permanecer. Isso porque os restos alimentares, coisas pequenas que não conseguimos enxergar, são suficientes para atraí-las. Odores, que não percebemos, também atraem as moscas.

Aposte em panos úmidos, com gotas de vinagre ou cândida, passando-os sobre as superfícies, principalmente após as refeições. O cheiro destas substâncias repele as moscas. Evite, também, comer doces e outros alimentos, em locais inapropriados. Na sala, por exemplo, se você sujar o sofá, será mais difícil limpá-lo, sem deixar vestígios e as moscas estarão lá, atraídas pelos odores.

Vasinhos com citronela afastam diversas moscas (Foto: Divulgação)

Truques que espantam moscas

Pequenos jardins ou vasos podem abrigar plantas que espantam moscas caseiras. Exemplos delas são a cânfora, a citronela, a arruda, o tomilho ou o alecrim. Você pode plantá-los em pequenos vasos, posicionando-os em lugares estratégicos, como as portas de entrada da casa, ou na cozinha, que o local onde estão os alimentos.

Continuar Lendo  Ataque cardíaco fulminante: como evitar

Pode-se, também, fazer uma infusão com estas plantas, borrifando o líquido, na casa toda. Elas são naturais e não farão mal às pessoas, principalmente para as crianças e os animais domésticos.

Outra dica é encher vários saquinhos plásticos transparentes, com água, pendurando-os em alguns locais. A incidência da luz na água cria imagens que desagradam às moscas, repelindo-as.

Limão e cravos ajudam a afastar moscas (Foto: Divulgação)

Use limão e cravo para espantar moscas. Basta cortar um limão ao meio e, em cada metade, espetar ao menos 15 cravos-da-índia. Os limões podem ser colocados na casa toda e ajudarão a repelir as moscas e outros insetos. Quando os limões estiverem bem murchinhos, basta trocá-los e, se quiser, você poderá usar os mesmos cravos.

Finalmente, faça armadilhas para moscas, na parte externa da casa. Para isso, use uma garrafa pet, cortada ao meio e pintada de preto. Misture um copo de água e 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo. Ferva, desligue o fogo e espere esfriar. Em seguida, acrescente 1g de fermento biológico e misture. Coloque dentro da garrafa pet e pendure-a, no local desejado. As moscas serão atraídas pelo odor do açúcar; no entanto, com a escuridão da garrafa, terão dificuldades para sair dela e ficarão presas.

 

Top