Dicas para esconder os fios na decoração

Uma casa bem equipada não dispensa os principais aparelhos eletrônicos, como computador, TV a cabo, home theater, videogame, entre outros. Este arsenal de equipamentos…

Uma casa bem equipada não dispensa os principais aparelhos eletrônicos, como computador, TV a cabo, home theater, videogame, entre outros. Este arsenal de equipamentos permite que os moradores se divirtam, desfrutem de entretenimento e se mantenham conectado com o resto do mundo. Contudo, se o projeto de decoração não for bem planejado, o excesso de fios pode atrapalhar o visual do ambiente.

Os fios devem permanecer escondidos para não prejudicar o layout do ambiente. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Como organizar fios de aparelhos eletrônicos

Esconder os fios é um dos maiores desafios que surgem na hora de decorar um ambiente. A tarefa requer organização e bom gosto, caso contrário, a área se transforma em uma bagunça e acaba sendo afetada pela poluição visual.

Os fios espalhados pelo cômodo comprometem a decoração de qualquer espaço. Apesar da fiação ter diminuindo nos últimos tempos, ela ainda atrapalha a estética dos cômodos, principalmente quando se trata da sala de estar, da sala de TV e do quarto.

Na hora de organizar os aparelhos eletrônicos em um móvel, os especialistas recomendam tomar cuidado para não sobrecarregar a mobília e prejudicar o equipamento. Os moradores, às vezes, colocam muitos itens em uma estrutura pequena, sem deixar espaço para a refrigeração.

Truques para esconder fios na decoração

Painel da TV também serve para esconder os fios. (Foto:Divulgação)

Algumas estratégicas podem ser colocadas em prática para esconder os fios sem prejudicar a decoração. Veja a seguir algumas dicas:

1. Orifícios nos móveis
Para disfarçar a fiação dos equipamentos, existe a possibilidade de comprar móveis com orifícios especialmente criados para esta função. No caso da rack, os fios ficam concentrados em um vão atrás da TV.

Leia Também:  Inspire-se no seu signo para criar seu look

2. Caneletas de PVC
O uso de caneletas de PVC é uma forma dos fios não ficarem tão visíveis no layout do ambiente. As peças podem ser fixadas no canto da parede ou permanecerem escondidas atrás de um móvel ou cortina.

3. Marcenaria planejada
A marcenaria planejada oferece condições para criar estruturas capazes de esconder a fiação, como os painéis, perfis para passagem de fios e rodapés.

Organizador de fios em espiral. (Foto:Divulgação)

4. Organizadores de fios
Quem não tem condições de acrescentar ao projeto uma estrutura capaz de disfarçar a fiação pode apostar nos organizadores de fios. Uma boa alternativa é o espiral de plástico, que agrupa todos os cabos e reduz o volume. O manuseio no dia-a-dia pode dar um pouco de trabalho, mas evita fios bagunçados pela casa.

5. Abraçadeiras de plástico
As abraçadeiras de plástico são baratas, fáceis de usar e encontradas em várias cores diferentes. Estas peças se revelam perfeitas para prender fios compridos e deixa-los organizados. As abraçadeiras também podem ser substituídas por fitas de velcro.

Veja também: Dicas de organização para home office: sugestões

Top