Dicas para escolher um PC para games

Dicas para escolher um PC para games

Mesmo com os lançamentos de poderosos consoles, como o PlayStation 4 e o Xbox One, que chegarão ao mercado até o final de 2013,…

Por Andre em 17/07/2013

Mesmo com os lançamentos de poderosos consoles, como o PlayStation 4 e o Xbox One, que chegarão ao mercado até o final de 2013, muita gente ainda prefere jogar seus games favoritos no computador.

Escolhendo um PC ideal para jogos, você poderá aproveitar ao máximo os seus games preferidos (Foto: Divulgação)

E para aproveitar todo o potencial deles, principalmente dos títulos mais novos, , é preciso saber escolher bem um computador para jogos, prestando atenção a alguns itens em especial.

Para facilitar a sua vida, preparamos algumas dicas para escolher um PC para games, que você confere logo abaixo.

Processador

Os chips Intel Core i7 de quarta geração são uma ótima opção para o PC de jogos (Foto: Divulgação)

Ter um processador de alto desempenho no PC para jogos é fundamental, ainda mais para rodar games mais pesados. Neste quesito, se destacam os chips AMD FX CPUs e a 4ª geração dos processadores Intel Core i7. Na hora da escolha, leve em conta a velocidade (clock), a quantidade de núcleos e o cache.

Placa de vídeo

Uma boa placa de vídeo para games deve ter pelo menos 2 GB de memória (Foto: Divulgação)

Escolher uma boa placa de vídeo também é essencial, lembrando que o componente deve possuir pelo menos 2 GB de memória. Alguns dos modelos mais utilizados fazem parte da linha GeForce, da NVIDIA, e da AMD Radeon.

Disco rígido

O disco SSD aumenta consideravelmente o desempenho do computador (Foto: Divulgação)

Como os jogos para PC de última geração normalmente exigem grandes espaços no disco rígido, escolha um HD que tenha, no mínimo, 750 GB de capacidade, principalmente se você pretende instalar vários games.

Uma alternativa interessante pode ser o disco SSD ou o disco SSHD, que apesar de mais caros, trazem um ganho de desempenho excelente na execução do sistema operacional. Nesse caso, inclua o sistema operacional na parte do SSD e os outros arquivos na partição do HD.

Memória RAM, mouse, teclado e joystick

A memória RAM deve ter pelo menos 8 GB (Foto: Divulgação)

Com relação à memória, não deixe de ter uma máquina com pelo menos 8 GB de RAM, pois assim poderá rodar os games mais novos sem maiores dificuldades.

Mouses e teclados especiais para jogos são uma boa escolha (Foto: Divulgação)

Já no caso dos periféricos, existem kits especiais de teclados e mouses para jogos, que possuem uma ergonomia diferenciada e adaptada para algumas funções dos games. No entanto, vale lembrar que tais produtos são mais caros que os convencionais.

O joystick também deve ser confortável e resistente, lembrando que nos jogos de corrida, um bom volante cai muito bem, deixando o game ainda mais realista.

Monitor e gabinete

De forma geral, quanto maior o monitor, melhor (Foto: Divulgação)

Dê preferência aos monitores com entrada HDMI e que possuam dimensões maiores, pois assim poderá aproveitar melhor as características dos games mais recentes. Fique atento ainda à resolução da tela.

O gabinete precisa ter uma boa ventilação e suporte para a instalação de coolers adicionais, caso seja necessário (Foto: Divulgação)

Sobre o gabinete, leve em conta a ventilação oferecida, para evitar superaquecimento, e veja se o modelo escolhido permite a instalação de coolers adicionais, caso eles sejam necessários.

Top