Dicas para escolher sabonete corretamente Dicas para escolher sabonete corretamente

Dicas para escolher sabonete corretamente

As opções em sabonetes, no mercado, são muito numerosas. Chega a causar confusão a enorme variedade de tipos e marcas. Existe sabonete para o…

Por Editorial MDT em 04/07/2013

As opções em sabonetes, no mercado, são muito numerosas. Chega a causar confusão a enorme variedade de tipos e marcas. Existe sabonete para o rosto, para o corpo e para as partes íntimas, basicamente. Mas é comum observarmos que tal ou qual ingrediente é a base daquele produto, destacando-se na embalagem. Será que ele realmente é bom a para ou para o local específico a que se destina? Vale a pena saber um pouco mais sobre isso. Veja algumas dicas para escolher sabonete corretamente.

A escolha correta dos sabonetes ajuda a cuidar da beleza e da saúde (Foto: Divulgação)

Sabonetes para o rosto

É muito importante saber escolher o sabonete correto para o rosto. Isso porque existem tipos de pele diferentes. Se as necessidades de cada um deles não forem satisfeitas, problemas poderão aparecer, no rosto. Veja como escolher:

– pele oleosa: é uma das mais problemáticas. Ela precisa de sabonetes que não a agridam, que sejam adstringentes e que não a ressequem demais. A hidratação é muito importante, mas não pode ser exagerada. Assim, sabonetes que contenham amamélis ou própolis são indicados. Porém, se a pele ainda tem espinhas, é importante comprar um produto ácido salicílico ou enxofre, em sua composição. Estes ingredientes combatem inflamações;

– pele seca: ao contrário da pele oleosa, esta pele precisa de hidratação intensa. Entre os ingredientes dos sabonetes, vale a pena observar se existem manteiga de karité, extrato de semente de uva, lactato de amônia ou lanolina. O sabonete para pele seca deve hidratá-la, sem deixá-la oleosa;

Os ingredientes corretos ajudam a manter a pele limpa e saudável (Foto: Divulgação)

– pele sensível: sabonetes à base de erva doce ou camomila são ideais, pois são menos agressivos e acalmam a pele;

– pele normal ou mista: ingredientes como cânfora ou alantoína são bons para estes tipos de pele, que devem ser hidratadas, de forma moderada.

Sabonetes para o corpo

Observe o rótulo dos sabonetes íntimos (Foto: Divulgação)

A pele do corpo, em geral, não apresenta maiores problemas. Ela costuma ser mais resistente do que a do rosto ou das partes íntimas. No entanto, em caso de dúvidas, siga as dicas acima, direcionadas à pele do rosto. Você também pode usar sabonetes infantis, que nunca fazem mal a ninguém.

Deve-se ter cuidados ao usar sabonetes íntimos, mas também para escolhê-los. O P.h. das partes genitais é diferente do P.h. do corpo, principalmente no caso das mulheres. A região é delicada e muito propensa a infecções, das mais simples às mais graves. Por isso não é indicado usar sabonetes comuns, nesta região, pois estes modificam o P.h., colocando em risco a saúde do local. A dica, ao escolher sabonete íntimo, é dar preferência aos produtos que contém ácido lático, em sua formulação. Esta substância mantém o valor de P.h. da área genital.

Top