Dicas para escolher o melhor smartphone

Comprar um smartphone não é uma tarefa tão fácil quanto possa parecer, principalmente quando há uma enorme oferta de aparelhos, das mais variadas marcas, modelos e preços.

Diante de tamanha oferta, fica difícil escolher qual smartphone comprar (Foto: Divulgação)

Dessa forma, não basta entrar na primeira loja que você ver pela frente ou acessar sites cheios de descontos e escolher o smartphone mais comentado por outros internautas, aquele que está em promoção ou um modelo mais simples e barato, com uma configuração bem mais modesta.

Caso você não pesquise bastante e leve em consideração diversos fatores, as chances de levar para casa um smartphone que não satisfará as suas necessidades são bem grandes. Para não passar por essa situação e se arrepender da compra, confira algumas dicas para escolher o melhor smartphone.

Novo top de linha da marca: Samsung Galaxy S4 no Brasil

Saiba mais: Dicas para comprar um tablet

O que você espera do smartphone?

Leve em conta qual o uso será dado ao aparelho (Foto: Divulgação)

Uma das primeiras coisas a se levar em conta é saber o que você espera do aparelho. Se você vai usá-lo para o básico, como fazer ligações, enviar SMS, acessar a internet, baixar aplicativos e tirar fotos, não precisa gastar uma fortuna. Para isso, um aparelho intermediário já dá conta do recado.

Por outro lado, se o smartphone será usado para a edição de arquivos pesados, tirar fotos e gravar vídeos em alta resolução e necessita de um grande número de conectividades, pode ser que o investimento valha a pena e um modelo mais barato não ofereça tais possibilidades.

Sistemas operacionais

Android, Windows Phone, iOS e BlackBerry OS são os principais sistemas operacionais dos smartphones (Foto: Divulgação)

Android, iOS, Windows Phone e BlackBerry OS são os principais e mais cobiçados sistemas operacionais presentes nos smartphones. Enquanto o iOS é exclusivo do iPhone e o BlackBerry OS está presente nos aparelhos BlackBerry, as outras duas opções são encontradas em modelos de vários fabricantes, como Samsung, LG e Nokia.

Cada um deles possui suas particularidades, mas de forma geral eles têm interfaces muito acessíveis. Com relação aos aplicativos, iOS e Android saem na frente, oferecendo catálogos bem superiores aos demais.

Uma boa dica é ir até as lojas e manusear um modelo de cada sistema operacional, para ver qual se adapta melhor às suas necessidades. Não se esqueça de dar preferência às versões mais atualizadas dos sistemas.

A configuração

O comprador deve conferir com atenção a configuração do smartphone que deseja comprar (Foto: Divulgação)

Outra dica para escolher o melhor smartphone está em prestar atenção à configuração do aparelho. Tamanho da tela, processador (1 GHz, no mínimo), memória RAM (1 GB, pelo menos) e capacidade de armazenamento (igual ou superior a 4 GB) são fatores primordiais para o bom funcionamento do celular. Por isso, confira com atenção as especificações do aparelho antes de fechar o negócio.

A câmera também é importante e para garantir boas fotos e vídeos, dê preferência aos modelos com resolução superior a 5 MP.

Reply