Dicas para escolher o fogão: modelos, cuidados

O fogão garante a funcionalidade da cozinha. Ele é responsável por auxiliar o preparo dos alimentos, permitindo fritar, cozinhar, assar e refogar. Junto com o refrigerador, o fogão é um dos eletrodomésticos indispensáveis dentro de uma casa.

O fogão varia com relação ao tamanho, preço, acabamento e funcionalidades. (Foto:Divulgação)

Nas lojas é possível encontrar uma infinidade de modelos de fogão, que variam com relação ao tamanho, acabamento, preço e funcionalidades. O número de bocas e a capacidade do forno também são aspectos que precisam ser considerados no momento da compra.

Os fogões estão se tornando cada vez mais modernos. Entre as inovações, vale ressaltar o timer para cozimento, o vidro duplo na porta, o grill elétrico, o acendimento automático e o painel eletrônico.

Saiba mais: Fogão para cozinha planejada modelos, fotos

Dicas e cuidados para escolher fogão

Confira dicas e cuidados para escolher fogão:

• Antes de optar por um fogão, é importante conhecer as vantagens e desvantagens de cada modelo;

• O morador deve traçar uma rotina de uso do fogão para verificar se o modelo realmente satisfaz as necessidades;

• O tamanho do fogão precisa ser proporcional ao da cozinha;

Fogão de embutir. (Foto:Divulgação)

• Uma família de quatro ou mais pessoas deve optar por um fogão de cinco ou seis bocas. Já um modelo com quatro queimadores dá conta da rotina de solteiros ou casais sem filhos;

• O acabamento aço inox do fogão não pode ser poroso, caso contrário dificulta a limpeza;

• Quem costuma fazer muitos assados pode optar pelo modelo de fogão com dois fornos, que permite assar dois pratos diferentes separadamente.

Principais modelos de fogão

Confira a seguir os principais modelos de fogão:

Fogão de piso: este modelo convencional é o mais comum do mercado. Ele tem preço acessível e não requer alterações na cozinha. Para facilitar a limpeza, as pessoas normalmente optam pela versão com pés mais altos.

Fogão de mesa: também chamado de cooktops, este produto é ideal para quem busca versatilidade. Ele pode ser instalado na bancada e não possui forno embutido. É uma boa saída para cozinhas pequenas ou planejadas.

Fogão de mesa. (Foto:Divulgação)

Fogão de embutir: o melhor modelo para equipar a cozinha planejada ou com espaço limitado. O resultado estético é moderno e garante um encaixe perfeito no nicho.

Fogão industrial: uma boa opção para instalar em uma grande área livre da casa. Ideal para o preparo de grandes quantidades de refeições.

Fogão de lenha: modelo apropriado para compor uma cozinha com um ar mais antigo, rural e colonial. Em comparação com as versões convencionais, o fogão de lenha tem um cozimento mais lento e construção trabalhosa. Ele não precisa ser instalado necessariamente na cozinha, também pode fazer parte da área social externa.

Veja também: Cooktop: vantagens, como escolher

Reply