Dicas Para Escolher O Azulejo Ideal

As pessoas costumam ter algumas dificuldades na hora de escolher o azulejo ideal para casa, afinal, há muitas opções no mercado de materiais de…

Por Isabella Moretti em 29/03/2011

As pessoas costumam ter algumas dificuldades na hora de escolher o azulejo ideal para casa, afinal, há muitas opções no mercado de materiais de construção. Em primeiro lugar é necessário levar em conta as combinações, se preocupando dessa forma em manter o equilíbrio entre revestimento vertical e horizontal.

Várias tendências estão sendo apresentadas no mercado de decoração, sendo que o azulejo ainda é uma das apostar para revestir paredes modernas. As peças de cerâmica são encontradas à venda nas lojas em diversos modelos, que misturam formas, cores e traços sem perder a harmonia. Antes de escolher o azulejo ideal, é importante ficar atento as opções dos catálogos das principais marcas e conhecer as novidades.

O revestimento cerâmico que se apresenta na forma de azulejos tem como finalidade tornar a construção mais resistente e deixar os ambientes internos mais bonitos. As peças desempenham papel estético e funcional na construção de imóveis, por isso os futuros moradores precisam ter sempre muito cuidado no momento da escolha.

Os porcelanatos sofisticados estão conquistando cada vez mais espaço nas obras, contribuindo com a atmosfera elegante de alguns cômodos da casa. Em eventos de decoração, como a Exporevestir que acontece todos os anos, as pessoas ficam conhecendo as principais tendências de azulejos e descobrem as melhores alternativas para melhorar o visual do projeto.

Os azulejos para revestir paredes em primeiro lugar precisam combinar com os pisos usados na decoração, sem romper com o equilíbrio das cores, motivos ilustrativos e proporções. Os azulejos estampados não estão sendo tão usados para compor um revestimento moderno, por isso é mais valido optar por peças neutras, em tons pastéis, off-white e o bege.

O tamanho e o efeito estético de cada modelo de azulejo também exerce influência na decoração, como é o caso das peças foscas com proporções 40x40cm, que contribuem com a atmosfera de aconchego nos ambientes anteriores. Além de combinar com o revestimento horizontal, os azulejos também precisam manter sintonia com a cor de móveis predominantes num determinado espaço.

Os modelos de azulejos brancos combinam tanto com as cozinhas como com os banheiros modernos, contribuindo assim com uma sensação de limpeza. A cor do rejunte usado para revestir também corresponde a um fator importante na obra, afinal, ela não pode fugir da proposta de cores.

No banheiro as pessoas possuem maior liberdade para escolher um azulejo descolado, que brinque com as cores e formas para atribuir personalidade ao cômodo. As peças do revestimento vertical devem combinar com os móveis, louças e metais sanitários do espaço.

Top