Dicas para escolher desodorante

A chegada do verão preocupa muito as pessoas por causa de um incomodo recorrente, o suor e seu odor desagradável. Todo mundo pensa que…

A chegada do verão preocupa muito as pessoas por causa de um incomodo recorrente, o suor e seu odor desagradável. Todo mundo pensa que é só usar um desodorante e está tudo resolvido, mas nem sempre é assim. Muitas vezes é difícil encontrar um produto que tenha desempenho e durabilidade esperado ou que não cause irritações na pele. Pensando nisso, selecionamos dicas para escolher desodorante.

No calor, os cuidados com a transpiração devem ser redobrados. (Foto: divulgação)

Benefícios dos desodorantes

Os desodorantes servem para eliminar os odores desagradáveis produzidos pelo organismo e eliminados pela transpiração. O suor é rico em ácidos carboxílicos que apresentam cheiros desagradáveis. O suor é produzido pelas glândulas sudoríperas apócrinas, entretanto, ele não possui cheiro ruim por si só.

O mau cheiro é produzido pelas bactérias presentes. Os desodorantes são feitos com álcool e perfume, contendo ação antimicrobiana que inibe o crescimento das bactérias que geram o mau cheiro.

Existem muitos tipos de desodorantes disponíveis no mercado, variando desde aromatizados ou não, com álcool e sem álcool, com ou sem agentes bactericidas. As embalagens podem ser apresentadas em spray, creme ou roll-on.

Aposte nos desodorantes que ofereçam proteção e não irritem a pele. (Foto: divulgação)

Dicas para escolher o desodorante

1. Antitranspirantes: são ideais para combater o mau cheiro e também a umidade. São ricos em sais de alumínio que ajudam a diminuir o suor. É eficaz e duradouro, sendo superior aos desodorantes comuns. A maioria dos antitranspirantes funcionam como desodorantes e não agem como deveriam.

2. Aerossol: é um tipo muito refrescante, de secagem rápida e que podem ser compartilhado por toda a família.

3. Spray: apesar de ser muito prático e barato, eles podem escorrer e causar ardor na pele. Por isso, devem ser usados com cuidado.

4. Roll-on: esse desodorante é muito prático, mas demora a secar e pode manchar a roupa.

5. Stick: possui aplicação mais seca, porém pode deixar resíduos brancos que também mancham a roupa.

6. Creme: deve ser aplicado com os dedos, por isso não é muito prático. Esse desodorante é absorvido rapidamente e contém ingredientes que suavizam a pele.

7. Com álcool: esses desodorantes possuem secagem rápida e controlam a ação das bactérias, mas pode causar ardor e irritação na pele.

8. Com perfume: aumenta a eficácia dos desodorantes, mas não são os mais indicados para peles sensíveis.

Os desodorantes devem ser escolhidos corretamente. (Foto: divulgação)

Os desodorantes são produtos indispensáveis para os dias de calor, afinal eles ajudam a proteger a pele contra os odores gerados pela transpiração. Porém, é preciso saber como escolher o desodorante ideal para que sua pele fique protegida e sem irritações. 


Top