Dicas para escolher a primeira escola da criança

Os pais devem saber alguns detalhes para escolher a primeira escolha de seu filho .[…]

Os filhos já estão um pouco crescidos e é hora de colocá-los no colégio. Como escolher a primeira escola da criança? Quais detalhes devem ser observados para que os pais possam tomar a decisão de matricular os pequenos em determinada instituição? O que faz com que uma seja escolhida e outra não?


Os pais devem escolher a escola que está perto de casa ou do trabalho, ficando  fácil de levar e buscar as crianças todos os dias. Esse talvez seja o primeiro passo, mas não é o suficiente, outros  detalhes devem ser observados.

Ao entrar na instituição de ensino, repare as instalações, se o piso é adequado para dias de chuva, por exemplo, se as luzes são boas, se funcionam, se os ventiladores ou ar condicionado estão em perfeito funcionamento ou, se existem desníveis no terreno, a ponto de  provocar acientes.

Junto a isso, fique de olho também no atendimento feito. Se os funcionários tratarem mal, um desconhecido, que deseja informações,  imagine com as crianças, que terá contato todos os dias.

Verificar a metodologia de ensino também é importante. Procure saber como os professores ensinam, como os alunos aprendem. Busque em outros lugares informações, para não haver possíveis enganos ou incompatibilidade com o que os pais acreditam ser bom para a educação dos seus filhos, ao longo do período letivo.

Pergunte se existem atividades extracurriculares, em que ocasiões elas acontecem, quantas vezes por semana. Essas são bem conhecidas como aulas de culinária, de saúde, de horta, meio ambiente, visitações a museus, entre outras.

Saber quantos alunos fazem parte das turmas é fundamental, pois turmas muito cheias, acima de 20 crianças, não são bem vistas por pedagogos. Eles afirmam que muitas crianças, para apenas um professor, impossibilita à troca de experiências entre esse profissional e os alunos.

Leia Também:  Dicas para lacear sapatos

Um fator que deve ser considerado é o custo da escola: se ela é muito cara, é preciso verificar se haverá orçamento para tal. Se ela pública e gratuita, é preciso ter em mente que existe um período  para matrícula.

Top