Dicas para Entrevista do Primeiro Emprego

A entrevista de emprego é o momento de convencer o entrevistador de que você é o candidato perfeito para a vaga solicitada. Quem vai para uma entrevista…

Por Editorial MDT em 24/08/2011

A entrevista de emprego é o momento de convencer o entrevistador de que você é o candidato perfeito para a vaga solicitada. Quem vai para uma entrevista nervoso corre o risco de comprometer todo o processo. Desse modo, preparar-se bem é o primeiro passo. Faça uma pesquisa sobre a empresa para qual está concorrendo à vaga. Procure ser claro e objetivo, comente apenas os principais detalhes de seu currículo. Para evitar erros comuns durante a entrevista, os quais muitas vezes afastam os jovens da sua primeira oportunidade de emprego, elaboramos esta matéria com algumas dicas de como se sair bem. Confira abaixo:

Antes da entrevista pesquise informações sobre a empresa, e o cargo que pretende conquistar. Vista-se adequadamente, nunca deve-se chegar a uma entrevista usando roupas casuais, no caso das mulheres sensuais demais. Lembre-se também que a roupa, deve estar adequada com a empresa. Chegue com alguns minutos de antecedência. Chegar no horário é essencial, pois mostra responsabilidade e pontualidade, a qual sem dúvida é uma obrigação.

Já na entrevista, fale sobre si. Seja sucinto, não estenda por mais de uns poucos minutos. Procure valorizar seu potencial e qualidade, sem parecer arrogante, é claro. Quando ainda não se tem experiência profissional o importante é valorizar o que você realmente sabe, mas sem inventar, fale sobre experiências de vida, sobre cursos que realizou, entre outras coisas. Mostre o lado que você domina.

Dedique o máximo de atenção à conversa com o entrevistador. Não fique olhando para o relógio, pela janela, rabiscando ou brincando com o lápis. Mesmo que você consiga se concentrar mantendo o olhar distante, pense na imagem que você estará transmitindo. Mantenha o contato visual e a postura, de forma natural e relaxada. Se perceber que cometeu alguma gafe, reverta isto a seu favor: desculpe-se e corrija-se.

Fale com clareza. Não sussurre ou murmure e, também não exagere no volume. Procure pronunciar todas as palavras e responder em frases completas, sem reticências. Use a voz ativa, frases afirmativas, e que terminam com um claro ponto final. Transmita determinação, confiança e certeza. Apesar de ensaiar a entrevista, não responda mecanicamente ou imediatamente às perguntas feitas. Demonstre estar pensando sobre a questão.

Lembre-se que a empresa está tentando ver se você é compatível com o que ela procura. O entrevistador quer que você seja criativo, dedicado, competente, voltado a resultados ou algo assim. Por ser a primeira entrevista, o nervosismo pode afetar em suas respostas e até na forma do recrutador lhe ver, então sempre tente mostrar calma e segurança.

Ao final da entrevista faça perguntas. O entrevistador espera ouvir perguntas sobre horário, salário e benefícios, você pode surpreendê-lo positivamente fazendo uma pergunta objetiva sobre a atividade desempenhada e a situação do mercado. Esta é a hora de demonstrar interesse.

Despeça com cortesia, pois será sua última oportunidade de garantir uma impressão positiva. Despeça-se com um sorriso, demonstrando sua tranquilidade e segurança. Cumprimente o entrevistador e agradeça o seu tempo.

Lembre-se que uma entrevista nada mais é do que uma oportunidade para ver se a empresa, o cargo e você são compatíveis. Não trata-se de uma sessão de torturas.

 

Fontes:
http://www.efetividade.net/2007/02/05/entrevista-de-emprego-parte-2-10-dicas-para-se-sair-bem-durante-a-entrevista/
http://blog.cidandrade.pro.br/primeira-entrevista-emprego-perguntas-e-respostas/

Top