Dicas para ensinar a criança a administrar a mesada

Para algumas pessoas, lidar com o dinheiro é muito difícil. O mais indicado é começar desde criança. Os pais devem aproveitar esse momento para ensinar os filhos a se tornarem responsáveis quando o assunto é finança. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas para ensinar a criança a administrar a mesada.

A mesada deve ser administrada pela criança. (Foto: divulgação)

Educação financeira da criança

A educação financeira começa desde muito cedo. Os pais devem apresentar aos filhos moedas e células, mostrando como elas podem ser coloridas. Entre os 2 ou 3 anos de idade, já é possível mostrar as diferenças entre o que é caro e barato. Também se pode mostrar o que se compra por necessidade e por impulso.

Na infância os pais e educadores podem fazer as crianças compreender que não se deve desperdiçar dinheiro. Desde cedo é necessário cuidar dos desperdícios, controlar os impulsos de consumo e explicar que tipo de trabalho os pais realizam. Mostrar a diferença entre as coisas mais caras e baratas estimula a participação do orçamento doméstico e melhora a capacidade de planejamento.

As crianças devem aprender a importância das economias. (Foto: divulgação)

Dicas para ensinar a criança a administrar a mesada

1. Os pais devem conscientizar a criança para que o dinheiro da mesada seja gasto de maneira ética, justa e honesta. Envolva os avós na educação das crianças, já que eles podem ser bons exemplos nas finanças.

2. Não estabeleça relações da mesada ao cumprimento de tarefas em casa ou ao bom desempenho escolar. O contrário também é valido, já que não se deve cortar a mesada apenas como forma de castigo.

3. Deixar que os filhos gastem com o que desejarem pode até ser doloroso, mais oos pais não devem ser meter nesse assunto. Eles precisam deixar as crianças fazerem suas próprias escolhas.

4. Aprender a lidar com o dinheiro exige tempo e muita persistência. Pode ser até um ponto positivo quando as crianças vão à falência algumas vezes. Afinal, isso fará com que elas se policiem sobre os erros e não cometam novamente na vida adulta.

Dicas para os pais

  • Ensine todos os membros da família a conviver dentro do orçamento, promovendo um diálogo em casa, onde todos possam dar opiniões diferentes.
  • Estabeleça prioridades. Analise com cuidado seu orçamento antes de consumir. Tente diferenciar o que é necessário, do que você gostaria de ter.
  • Não deixe de fazer uma poupança para eventuais imprevistos ou oportunidades.

    Os pais possuem papel fundamental na formação das finanças da criança. (Foto: divulgação)

A criança desde cedo deve ser ensinada a cuidar das suas finanças, para que na vida adulta ela não tenha problemas com isso. A mesada pode ajudar nesse processo de formação das finanças da criança. Aposte nas dicas para dar mesada ao filho e ensine-o como administrar esse dinheiro.

Reply