Dicas para eliminar as micoses

Dicas para eliminar as micoses

As dicas para eliminar as micoses ajudam a acabar com as infecções causadas por fungos, que insistem em tomar conta da pele e das…

Por Isabella Moretti em 27/11/2014

As dicas para eliminar as micoses ajudam a acabar com as infecções causadas por fungos, que insistem em tomar conta da pele e das unhas. Os cuidados propõem algumas mudanças simples na rotina, principalmente no que diz respeito à higiene.

Dicas para eliminar as micoses. (Foto: Divulgação)

A micose é uma doença causada por fungos. Ela se manifesta em diferentes partes do corpo através de uma infecção. Os micro-organismos normalmente reagem em contato com a umidade e com a queratina.

O tipo de micose mais comum é a frieira, que se manifesta entre os dedos dos pés. Essa área do corpo costuma produzir mais suor e fica fechada por muito tempo, o que aumenta a vulnerabilidade para desenvolver infecções causadas por fungos.

O quadro de micose tem alguns sintomas típicos, como descamações na pele, coceira, odor e lesões avermelhadas. O problema é contagioso, ou seja, pode ser transmitido em ambientes como banheiros e vestuários.

Veja também: Fuja das micoses típicas de verão

Dicas para eliminar as micoses

Não use o mesmo calçado todo dia. (Foto: Divulgação)

A micose deve ser tratada conforme a área afetada, que pode ser os pés, as unhas, a virilha, a boca, o couro cabeludo ou as costas. Alguns métodos caseiros podem controlar os sintomas e acabar com a proliferação dos fungos. No entanto, se o problema persistir, é necessário realizar tratamento com um dermatologista.

Confira a seguir dicas para eliminar as micoses:

Atenção na hora de escolher os calçados

Os fungos, causadores de micoses, costumam se manifestar em ambientes úmidos e sem ventilação. Dessa forma, para combater as infecções, é recomendado usar calçado aberto com mais frequência. Se você precisar usar tênis, então dê preferência as meias de algodão e evite materiais sintéticos.

Cuide da alimentação

Quando o organismo não tem todos os nutrientes que necessita, ele tem mais chances de desenvolver infecções. Para não sofrer com isso, é recomendado manter uma alimentação saudável e balanceada, que inclua alimentos de todos os grupos alimentares. Um cardápio nutritivo vai ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

Deixe os pés de molho em uma solução de água com vinagre. (Foto: Divulgação)

Solução de água com vinagre

Experimente mergulhar os pés com micoses em uma bacia com água e vinagre. Faça isso diariamente, deixando os pés de molho por 15 minutos. A solução é ótima para conter a proliferação dos fungos.

Produtos específicos

Existem produtos específicos para tratar frieiras e outros tipos de micoses, como é o caso de cremes, pomadas e loções. O médico responsável pelo tratamento também pode receitar drogas antifúngicas nos casos mais graves.

Você pode tratar micoses com produtos específicos. (Foto: Divulgação)

Cuidados com o contágio

Não adianta apenas tratar a micose, também é preciso adotar medidas de prevenção.  Nesse sentido, procure evitar andar descalço em lugares públicos, não compartilhe peças de vestuário e nem kits de unhas.

Aproveite as dicas para eliminar as micoses e faça mudanças saudáveis na sua rotina.

Top