Dicas para economizar na pintura da casa

Reformar, decorar e pintar uma casa nem sempre é uma tarefa fácil. É necessário se organizar para realizar todas essas ações. Tudo deve ser…

Por Élida Santos em 13/02/2012

Se organize antes de começar a pintura de sua casa (Foto: Divulgação)

Reformar, decorar e pintar uma casa nem sempre é uma tarefa fácil. É necessário se organizar para realizar todas essas ações. Tudo deve ser pensado antes de começar a mudar as coisas do seu lar, para que depois o processo não seja interrompido por falta de tempo, ou pior, por falta de dinheiro. A pintura, talvez seja o procedimento mais barato dentre os citados, porém é preciso atenção para que não ocorra equívocos e o que deveria ser algo financeiramente rentável passe a dar prejuízos.

O primeiro passo da economia é o planejamento. Avalie com calma os locais da sua casa que serão pintados, e se realmente precisam da pintura. Se sua ideia é pintar todas as paredes, pare e reflita, para buscar soluções mais criativas. Por exemplo: O quarto está todo pintado de branco, e você quer dar mais vida ao cômodo. Em vez de colorir todas as paredes, opte por pintar de cores vibrantes duas, e apenas limpe as que restaram.

Faça uma cotação com ao menos três orçamentos (Foto: Divulgação)

Faz parte do planejamento o levantamento de custos, inclusive de mão de obra. Escutar os amigos e familiares e escolher a indicação que eles fizeram é uma boa pedida, porém, não é motivo para deixar de lado a boa e velha cotação. Pegue ao menos três orçamentos diferentes para conseguir comparar da melhor maneira. Isso vale tanto para os prestadores de serviço, quanto para os materiais que serão utilizados na pintura.

Em caso de pequenas mudanças, o melhor jeito de economizar é pintando você mesmo. Não é necessário contratar um profissional se você  conseguir fazer o procedimento sem danificar o espaço e com qualidade. Agora, se você acha que é complicado realizar a pintura opte por contratar um pintor.

Escolha produtos de qualidade (Foto: Divulgação)

Tenha cuidado com os truques, por exemplo, preços atrativos demais. Se hora de fazer um orçamento for verificado um custo muito abaixo do padrão em um dos orçamentos, tente descobrir de onde vem essa diferença toda. Essa é uma medida preventiva para que o barato não saia caro. Não adianta contratar a pessoa que cobra menos para pintar sua casa se depois terá que pagar para outro fazer o serviço novamente. O mesmo vale com relação a qualidade da tinta e impermeabilizante.

Seguindo essas dicas você conseguirá realizar a pintura da sua residência sem ter dor de cabeça e com economia.

Top