Dicas para economizar na construção

Sempre que se pensa em construir, uma das maiores preocupações que surgem é com relação aos gastos. Tanto para a compra dos materiais quanto…

Seguindo algumas dicas, você pode conseguir uma boa economia na construção do seu imóvel

Sempre que se pensa em construir, uma das maiores preocupações que surgem é com relação aos gastos. Tanto para a compra dos materiais quanto para a contratação da mão de obra necessária para a realização da construção, os gastos costumam ser um pouco altos e se você não prestar atenção, pode acabar estourando o orçamento com muita facilidade.

É por isso que preparamos este artigo, com algumas dicas para economizar na construção, que podem ser muito úteis na hora de você iniciar as obras, seja para construir um cômodo, uma casa ou um ponto comercial.

Contrate um profissional especializado

Engenheiros e arquitetos conhecem bem todas as etapas de uma construção

Para começar, o melhor a fazer é planejar a obra com bastante antecedência e contratar um engenheiro ou arquiteto para ser o responsável pela condução da obra. Esses profissionais possuem experiência e conhecimento para oferecerem soluções práticas e de custo mais baixo para a sua construção, podendo ser uma boa fonte de economia para você.

Além disso, esses profissionais costumam ter uma equipe com a qual já trabalham há mais tempo ou podem indicar trabalhadores de confiança para a realização das variadas etapas da obra.

Faça vários orçamentos

Evite comprar logo na primeira loja que consultar os preços

Outra dica tão importante quanto a contratação de profissionais qualificados para a construção é fazer vários orçamentos, antes de comprar os materiais necessários para a obra. Não se prenda a um único lugar, de mais fácil acesso e que apareça com descontos mirabolantes, pois os materiais podem não ser de tão boa qualidade.

Procure lojas de material de construção em regiões diferentes, coloque os preços no papel e analise, juntamente com o engenheiro ou arquiteto, aquela opção que será a melhor. Você deve levar em conta também o prazo para a entrega e o frete que será cobrado.

Se você comprar todo o material no mesmo local, além de uma maior praticidade, é até possível obter um bom desconto, já que a compra será muito maior. Caso isso não seja possível, separe os materiais por segmento (parte hidráulica, elétrica, telhado, acabamento, etc) e procure nas lojas especializadas.

Material de reposição

Durante a compra principal, não se esqueça de garantir o material de reposição, que será necessário em casos de defeitos ou quebras

É muito comum, em qualquer construção, que alguns materiais acabem se danificando ou mesmo tendo que ser trocados por algum outro motivo. Devido a esse fator, é importante você aumentar, em torno de 5% a 10%, a quantidade de materiais que serão comprados.

Esse pequeno excesso vai servir como material de reposição para eventuais peças quebrax durante a obra, como telhas e azulejos, por exemplo, evitando com que você tenha que fazer uma nova compra na loja, em quantidade menor, perdendo aquele bom desconto que conseguiu quando adquiriu uma grande quantidade de material.

Top