Dicas para Economizar Energia Elétrica

O planeta Terra parece estar passando por mais uma de suas fases em que o clima parece estar mostrando como o mundo dos homens…

O planeta Terra parece estar passando por mais uma de suas fases em que o clima parece estar mostrando como o mundo dos homens acabará. A frase parece assustador, mas, na verdade, a destruição do meio ambiente, a extinção de variadas espécies, a poluição de rios e ares só torna o ambiente inabitável para os próprios seres humanos.

É comprovado pela ciência que o planeta já passou por diferentes fases e eras de climas intensos, e, ao final desta época, a natureza trouxe vida e o planeta continuou como o organismo vivo que é. Sendo assim, qual é a preocupação com o meio ambiente nos dias de hoje? Simples, os seres humanos estão transformando o meio ambiente em algum nocivo somente para si próprio (e para outras espécies também), mas, neste ritmo, é possível que a humanidade consiga acabar com a natureza, sim, mas somente para os próprios homens sobreviverem, e a natureza continuaria se renovando, como sempre fez. Neste cenário um tanto caótico, o que se pode fazer? Tudo o que é benéfico para seres humanos e natureza como um todo. Uma destas boas práticas é conseguir economizar energia elétrica sempre que possível. Quem não sabe como, ou procura aumentar o número de opções sobre o assunto, aqui vão algumas dicas importantes.

Entre as muitas dicas disponíveis na internet, todas elas retratam como o ser humano está acostumado com práticas que prejudicam a natureza, porém, seguindo uma ideia de “o que olhos não veem, o coração não sente”, a poluição e agressão à natureza continua. Um exemplo simples, relacionado ao uso do chuveiro elétrico, deixar a chave na posição verão nos dias quentes pode economizar muita energia, principalmente porque o chuveiro é um dos equipamentos que consome mais energia em uma residência. Por isso, fechar a torneira no momento em que se ensaboa também pode, além de economizar energia elétrica, economizar litros de água. Limpar periodicamente os orifícios de saída de água ou evitar utilizar o chuveiro nos horários de pico (das 18 às 21 horas). Todas estas boas práticas são simples e podem ser feitas por qualquer pessoa.

Leia Também:  As cidades com transporte público mais caros

No uso de TVs e computadores, também é fácil. Não deixar impressora e outros acessórios ligados sem qualquer necessidade só aumenta o consumo de energia. Também, você pode configurar o computador para que a tela do monitor desligue após algum período de ociosidade. Já com as TVs, se não houver ninguém assistindo, basta desligar e, assim como o computador, para os que dormem em frente à tela, você pode programar o aparelho para desligar após um período específico ligada.

As dicas acima foram retiradas de sites e blogs que oferecem conteúdo virtual sobre a economia de energia elétrica nos dias de hoje. Entre os sites estão o EfeitoJoule.com, com o artigo “Como economizar energia elétrica na sua residência”, o Natureba.com.br, com o texto “Dicas de economia de energia elétrica”, o BlogBrasil.com.br, com a postagem “Dicas para economizar energia elétrica no dia a dia”. Além deles, há também o texto do VibeMidia.com, publicado em novembro de 2007, com “Dicas simples para economizar energia elétrica” e outro famoso na blogsfera, AcidezMental.xpg.com.br, com o texto “59 dicas práticas para economizar energia, água, etc e proteger o planeta”.

Top