Dicas para economizar água na faxina

Para muitas pessoas, parece até um truque de mágica: abre-se a torneira e ela jorra água, abundantemente, durante o tempo que for necessário. A…

Para muitas pessoas, parece até um truque de mágica: abre-se a torneira e ela jorra água, abundantemente, durante o tempo que for necessário. A verdade é que estamos acostumados a ter água, o tempo todo, sem dificuldades, exceto o valor pago por ela. Ela é o bem mais precioso que temos e parece eterna. Porém, nada é bem assim. De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 110 litros de água, por dia, para atender às suas necessidades de higiene e consumo. No Brasil, entretanto, o consumo pode chegar a mais de 200 litros diários, por pessoa. Não somente em épocas de estiagem (como a atual) é preciso se conscientizar. Economizar água deve ser um hábito para a vida toda. Veja dicas para economizar água na faxina.

Sempre há soluções de economia doméstica, se as buscarmos (Foto: Divulgação)

Lavar louças economizando água

A lavagem da louça é algo constante e necessário. Porém, é neste momento e quando lavamos as roupas que podemos desperdiçar muita água. Na ânsia de vermos tudo limpo e brilhante, não pensamos na quantidade gasta.

Organize a pia, antes de lavar a louça. Com uma esponja e um pouco de água em um recipiente pequeno, remova todos os restos de alimento dos talheres, pratos e panelas, sempre molhando a bucha na água do recipiente.

Ao terminar, retire a sujeira de dentro da pia, jogando-a no lixo. Agora, troque a água do recipiente pequeno continue usando-a para molhar a bucha, enquanto ensaboa toda a louça. Ao final, a dica é enxaguar tudo, de uma só vez, pois assim você estará economizando água com a louça.

Lavagem consciente da louça permite economizar muita água (Foto: Divulgação)

Limpeza e outras partes da casa

Você pode usar apenas dois baldes pequenos de água, para fazer a faxina do piso da casa. Encha um deles, até a metade, e passe-o, ligeiramente e bem molhado, em todos os ambientes. Se achar necessário, lave-o, durante o processo, na água do balde.

Leia Também:  Sapato social: como escolher corretamente

Após a secagem dos pisos, use uma vassoura macia e varra a casa toda, com delicadeza. Assim, você irá remover todos os cabelos e outras sujeirinhas, sem que a poeira se levante. O pano molhado, antes, ajuda a remover a poeira. Após varrer tudo, troque a água do balde e passe o pano molhado e limpo, mais uma vez. Assim, você irá economizar água limpando os pisos, pois não precisará lavar o pano de chão, o tempo todo.

Sempre dê preferência à vassoura (Foto: Divulgação)

Pense muito bem, antes de decidir lavar calçadas e varandas. Primeiramente, o ideal é usar a vassoura. Varra tudo, devagar, para que a poeira não se espalhe. Depois, você pode aproveitar a água da máquina de lavar ou do tanque, jogando-a, com um balde, nas partes que você varreu. Assim, remove-se a poeira, reaproveitando a água usada.

O mesmo pode ser feito em seu quintal ou em outras partes da casa. Deixe acumular toda a roupa a ser lavada e, ao fazê-lo, aproveite a água usada, evitando o desperdício.

Top