Dicas para economia de energia ao usar o computador

Economizar energia ao usar o computador é uma atitude que faz bem não só para o bolso, ajudando a diminuir o valor da conta…

Por Andre em 29/01/2013

Economizar energia ao usar o computador é uma atitude que faz bem não só para o bolso, ajudando a diminuir o valor da conta de luz no final do mês e aumentando a vida útil da máquina, mas também para o meio ambiente, pois diminui os impactos provocados na natureza, decorrentes dos gastos excessivos com a eletricidade.

O uso inteligente do computador ajuda na redução da conta de luz e beneficia o ambiente (Foto: Divulgação)

Para se ter uma ideia, somente o monitor do computador gasta, em uma hora de uso, o equivalente a um chuveiro elétrico ligado durante 20 minutos. Por esse motivo, é sempre importante desligá-lo caso ele venha a ficar mais de 15 minutos inativo, em situações como na hora do lanche, para atender ao telefone, tirar uns minutos de descanso ou ir à padaria.

O mesmo raciocínio aplicado em relação ao monitor vale para o PC como um todo, ou seja, se você vai passar um tempo superior a uma hora sem utilizá-lo, não há motivo para que ele fique ligado e consumindo energia. E aquele papo de que ligar e desligar o computador consome mais energia do que deixá-lo ligado direto não é verdade.

Confira outras dicas para economia de energia ao usar o computador.

Aumentando a autonomia: Dicas para fazer a carga do notebook durar mais tempo

Usando o celular por mais tempo: Bateria do smartphone, como durar mais

Desligue os periféricos, caso não estejam em uso

Se não tiver usando impressora, scanner, webcam, HD externo ou outro tipo de equipamento, retire-os da tomada (Foto: Divulgação)

Se você possui equipamentos como impressora, scanner, HD externo e outros tipos de periféricos que não estão sendo usados, desligue-os da tomada, pois não há necessidade de mantê-los ligados, mesmo que o consumo seja baixo.

Dê preferência aos equipamentos mais econômicos

A marca Energy Star presente em alguns equipamentos indica que eles são mais econômicos (Foto: Divulgação)

Na hora de trocar ou comprar um novo computador, prefira os equipamentos mais econômicos. Com o avanço tecnológico, há cada vez mais computadores que oferecem um consumo consciente de energia. Geralmente, eles trazem o logotipo “Energy Star”, que identifica os modelos que atendem a alguns critérios de eficiência energética.

Diminua o brilho da tela

Diminuir o brilho da tela é outra ação que contribui para a economia de energia (Foto: Divulgação)

Outra boa dica para economizar energia ao usar o computador é diminuir o brilho da tela. Em alguns monitores, a redução do brilho pode ser feita através de botões localizados nas laterais. Já nos notebooks, o ajuste pode ser feito diretamente no teclado ou no menu “Opções de Energia”, no Painel de Controle.

Ao regular o brilho da tela, tome cuidado para não reduzí-lo em excesso, pois isso pode ser ruim para a sua visão.

Configure o PC para economizar energia

Modifique as configurações de hibernação e modo de espera para que o PC entre em um desses estados assim que ficar ocioso (Foto: Divulgação)

Você também pode modificar outras configurações para o PC economizar energia, como diminuir o tempo para que ele entre no modo de espera ou hibernação, quando estiver ocioso. Basta ir até o menu “Vídeo”, no Painel de Controle do Windows, e fazer as alterações.

Top