Dicas para Dormir Bem

Uma boa noite de sono traz muitos benefícios como a reposição de energia, descanso dos músculos, da mente, entre outros. Mas, algumas pessoas encontram dificuldades…

Uma boa noite de sono traz muitos benefícios como a reposição de energia, descanso dos músculos, da mente, entre outros. Mas, algumas pessoas encontram dificuldades para dormir e passam a madrugada em claro. Assim, para ajudar a melhorar sua qualidade de sono, siga as dicas para dormir bem abaixo:

O colchão e o quarto devem ser agradáveis e confortáveis.

Procure dormir no mesmo horário.
Procure relaxar.

Evite ingerir bebida com cafeína e alcoólica.

Coma uma maçã.

Beba chá de ervas.

Faça um escalda-pés.

Consuma pequenas porções de carboidratos.

A importância do sono: O sono é tão importante para o corpo quanto a alimentação. Os médicos recomendam no mínimo oito horas de sono, mas isso pode variar de pessoa para pessoa. O que se sabe é que dormir bem é necessário para ficar acordado no dia seguinte, para ter saúde e qualidade de vida, além de aumentar o tempo de vida. Uma boa noite de sono é fundamental para o desempenho físico e mental. Uma noite mal dormida prejudica o raciocínio e a coordenação motora.

Estima-se que 30% a 40% da população mundial enfrentam problemas relacionados ao sono, às vezes sem perceberem. Noites mal dormidas recorrentes aumentam o nível de estresse, deixam a memória diminuída, causam irritação, obesidade, fadiga, sonolência diurna, as famosas “pescadas” que prejudicam as atividades diárias e até depressão.

Alguns transtornos do sono como insônia, terror noturno, pesadelos não são causados por fatores externos; já a ansiedade, depressão, psicoses, manias são decorrentes de transtornos psiquiátricos; há também os transtornos causados por fatores físicos como falta de ar, dores, desconfortos e também os causados por medicações ou outras substâncias que podem prejudicar o sono.

As mulheres, os idosos, pessoas que se estressam muito no dia a dia são os que mais sofrem com insônia, que é o sono com quantidade e qualidade insatisfatória cuja duração é mais de um mês. É comum as pessoas quererem acabar com a insônia tomando medicação por conta própria. Isso pode aumentar o problema, causando dependência do medicamento e até aumentando a insônia. O recomendado é procurar um médico que irá pesquisar a causa do problema e, se tomar um indutor do sono, que seja sob supervisão médica.

Continuar Lendo  Dicas para dormir melhor e descansar mais

O primeiro passo para acabar com a insônia é organizar a vida, não dormir durante o dia, exercitar-se, evitar atividades agitadas antes de dormir, como exercícios pesados e filmes tensos, cuidar da alimentação, fazer atividades relaxantes antes do horário de dormir, não lutar contra a insônia. Depois de deitado, se não conseguir dormir em meia hora, nada de se aborrecer. Levante-se, procure algo leve para fazer até o sono chegar.

Assim você garante um sono tranquilo!

Top