Dicas para Doar Sangue, Requisitos

PUBLICIDADE

Doar sangue é um verdadeiro ato de amor e consideração pelo próximo, o qual não deve ser levado apenas em consideração pensando no dia de amanhã, exclusivamente você, ou seja, apesar de que existe a possibilidade de um dia você estar no lugar destas pessoas, é preciso que você pense no bem coletivo, e não seu, não seja egoísta a tal ponto.

Assim como muitos dizem, sangue é algo singelo que é produzido pelo nosso organismo e que pode ser retirado sem fazer falta, já que sempre a nossa medula está a produzir hemácias. Então, por que não doar? Doe? Incomoda? Demora? Quem te relatou tais informações? Uma doação de sangue pode ter o tempo de duração variável entre 30 a 40 minutos, não dói e o único incômodo que o doador sente é a picada de uma agulha para a remoção do sangue.

Não doe apenas quando uma pessoa próxima ou conhecido esteja necessitando de sangue devido a uma enfermidade qualquer, faça com que a doação seja uma tarefa rotineira em sua vida, mas não tão rotineira, já que o permitido é doar sangue a cada 3 meses, isto é, é preciso realizar um intervalo para que seu corpo tenha tempo suficiente para produzir mais hemácias. No entanto, ao contrário de que muitos pensam, não é qualquer pessoa que pode doar sangue, ou seja, é preciso que a pessoa interessada em doar sangue se enquadre nos requisitos mínimos para começar a doar.

PUBLICIDADE

Quais são estes requisitos mínimos? Confira-os logo abaixo e comece a doar sem medo e receio:

-Ter peso igual ou superior a 50kg;
-Ter idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 60 anos de idade. Caso o doador seja menor de idade, tento entre 16 e 18 anos é necessário que o mesmo tenha a autorização do pais para realização da doação de sangue;
-Não ter malária;
-Não ter Sífilis;
-Não ter diabetes;
-Não sofrer de ataques de epilepsia;
-Não ter tatuagens recentes, feitas há menos de um ano;
-Não fazer o uso de drogas em geral, principalmente, as injetáveis;
-Não ter recebido transfusão de sangue nos últimos 10 anos;
-Não ter relação sexual sem os devidos cuidados, isto é, sem o uso de preservativos;
-Não ser portador do vírus da AIDS, doença sexualmente transmissível (DTS);
-Não ter contato com o barbeiro, inseto transmissor da doença de chagas;
-Não ter ingerido bebida alcóolica nas últimas 24 horas;
-Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
-Ter feito uma boa refeição nas últimas 3 horas;
-Se homem deve ter doado há mais de 60 dias;
-Se mulher deve ter doado há mais de 90 dias, além de não estar grávida e nem amamentando. Desta forma, pode realizar a doação de sangue somente após 3 meses do parto ou aborto do bebe;

Caso você se enquadre nos requisitos mínimos para doar sangue, procure um posto de coleta para realizar a doação. Contudo, é válido ressaltar que você antes de doar você passará por uma entrevista de triagem clínica, entrevista que poderá detectar determinadas condições adicionais que podem impedir a doação de sangue.

Caso esteja tudo dentro dos conformes, após cada doação serão realizados alguns exames de sangue, como por exemplo, tipagem sanguínea, pesquisa de anticorpos, testes sorológicos para diferentes enfermidades como (hepatite C e B, doença de chagas, HIV, sífilis, HTLV), fenotipagem do sistema Rh Hr e de outros sistemas, teste de coombs direto.

PUBLICIDADE

Desta forma, toda vez que doar sangue você receberá o resultado dos exames realizados através da coleta para doação, ou seja, além de ajudar alguém que precisa, você ainda poderá acompanhar a sua saúde, basicamente. Então, está esperando o que para doar sangue? Lembre-se de que há muitas pessoas que dependem de sua doação para continuar a viver, mostre que você é uma boa pessoa, doe sempre!

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.