Dicas para disciplinar os filhos dos outros

As dicas para disciplinas filhos dos outros auxiliam na educação de crianças que passam a maior parte do dia longe da presença dos pais.…

As dicas para disciplinas filhos dos outros auxiliam na educação de crianças que passam a maior parte do dia longe da presença dos pais. Dessa forma é possível que babás, educadores infantil e parentes próximos consigam educar crianças de todas as idades.

Dicas para disciplinar os filhos dos outros. (Foto Ilustrativa)

Disciplinar crianças não é tarefa fácil, ajudar a construir a personalidade dos pequenos exige muita responsabilidade dos pais e de todos aqueles que convivem diariamente com a criança. Os hábitos da infância refletem na vida adulta e educar da maneira errada pode resultar em frustração, insegurança e agressividade no futuro.

Veja também: Como ensinar autoestima para as crianças

Dicas para disciplinar os filhos dos outros

Confira algumas dicas para disciplinar os filhos dos outros:

Não diga sempre sim

O respeito é desenvolvido na criança por todos aqueles que participam da sua educação e ceder a todas as suas vontades não é um ato de amor. É preciso estabelecer limites, a criança deve aprender que ninguém pode tudo e que nem sempre será possível ter tudo o que deseja.

É fundamental estabelecer limites para a criança. (Foto Ilustrativa)

A birra é uma forma de controlar os adultos e ignorar é maneira mais eficaz de acabar com esse tipo de comportamento. Aos poucos a criança percebe que gritar, chorar e se jogar no chão não funciona, e então vai passar a respeitar a vontade dos seus responsáveis.

Brincadeiras

Brincar estimula a criatividade e a curiosidade da criança. Através das brincadeiras é possível o primeiro contato com regras, deveres e a concepção de certo ou errado. Participe das brincadeiras, é uma ótima maneira de conhecer e saber como lidar com a criança.

Leia Também:  Como acabar com estresse no trabalho

Leia mais: Brincadeiras ao ar livre para educação infantil

Estabeleça horários

Estabelecer horários durante a infância fará com que a criança seja um adulto organizado e disciplinado. As refeições devem ser feitas sempre no mesmo horário, assim como os momentos de lazer e as atividades escolares.

Converse com a criança e não deixe ela fazer tudo o que quer. (Foto Ilustrativa)

É comum que haja resistência. Se a criança, por exemplo, não quiser almoçar no horário determinado, respeite a vontade dela, mas explique que a próxima refeição só será no café da tarde e que até lá ela ficará com fome.

Não seja agressivo

A principal entre as dicas para disciplinar crianças é não ser agressivo. A agressividade causa medo, assusta e faz com que a criança desenvolva certa insegurança em relação a todos que convive. O diálogo é a melhor maneira de conquistar respeito e confiança dos pequenos.

Sempre que houver desobediência, converse e procure saber por que a criança teve determinada atitude, explique com calma e clareza as consequências do seu erro, a fim de provocar uma reflexão.

Para educar uma criança, não é preciso ser violento. (Foto Ilustrativa)

Leia também: Criança agressiva, como lidar?

Castigo

O castigo não deve causar sofrimento ou medo na criança. Independente da situação, o castigo deve ser sempre o mesmo, a reflexão e a perda de alguma atividade que goste muito.

O adulto tem o dever  de conscientizar a criança sobre os seus erros. Determine que a criança fique em um local sozinha, longe de qualquer tipo de brinquedo, apenas pensando no que fez. Vá até ela a cada dez minutos e converse, o castigo só termina quando a criança se arrepende e reconhece seu erro.

Agora você já conhece dicas para disciplinar os filhos dos outros. Coloque os conselhos em prática e melhore a relação com as crianças. Continue no Mundo das Tribos e veja mais matérias sobre crianças.

Leia Também:  Decoração de aniversário infantil tema Bombeiro

Top