Dicas para Dirigir na Estrada

O ato de aprender a dirigir atualmente é considerado quase como uma obrigação. Dirigir proporciona mais independência na locomoção e pode ser mais prático…

O ato de aprender a dirigir atualmente é considerado quase como uma obrigação. Dirigir proporciona mais independência na locomoção e pode ser mais prático inúmeras vezes do que o transporte coletivo, e menos cansativo que andar a pé. Para quem vive em uma metrópole, como São Paulo, onde muitas vezes é necessário transpor grandes distâncias,  seja para trabalhar ou para lazer, dirigir é muito importante. Um bom motorista precisa sempre estar atento ao movimento dos carros ao seu redor e dirigir dentro das regras do trânsito. Nas estradas, especialmente, onde  a velocidade é muito maior, estes cuidados devem ser redobrados, se ainda é principiante selecionamos a seguir dicas para dirigir na estrada, confira e aproveite.

O caminho deve ser bem analisado, uma vez que os retornos não são tão rápidos como nas ruas normais, e seu gasto de gasolina será maior. Para você que busca saber melhor como dirigir em estradas, confira estas dicas a seguir, muito úteis para garantir a sua segurança nas estradas e o desempenho do seu veículo.

Você pode correr mais nas estradas, mas se for sua primeira vez, recomenda-se que ande no limite de velocidade permitido, por questões de precaução, afinal, você ainda não tem a experiência necessária. Se for fazer uma ultrapassagem, levem sempre em consideração o tamanho e peso do seu carro, mais o número de passageiros, pois estes dois fatores influenciam muito no tempo que você precisará para ultrapassar. Fique atento às sinalizações também. Confira se suas setas, faróis e lanternas funcionam corretamente, pois isso pode resultar em multa.

Procure dormir uma quantidade de horas necessária antes de viajar. Lembre-se que com sono, seus reflexos caem lentamente, e outras vidas estão dependendo de você, além da sua obviamente. Caso o sono venha, passe o volante para outra pessoa mais capacitada e bem acordada. Se for inexperiente, evite dirigir à noite, deixe isso para quem já tem mais costume.

Leia Também:  Fotos da nova Mercedes SLR esportivo 2009

A bagagem também deve estar bem distribuída e nunca forçada dentro do porta-malas. Se ficar pressionando a lata do carro pelo grande volume, pode acontecer de o porta-malas abrir e suas coisas voarem. Não beba em ocasião nenhuma, seja sozinho ou acompanhado. Dirigir alcoolizado também diminui os reflexos e a capacidade de julgamento. Além disso, você pode ser pego pelo guarda rodoviária e enfrentar alguns transtornos.

Novamente, lembre-se que não é só a sua vida em jogo nessas ocasiões. Esteja sempre atento a possíveis obstáculos que ocasionalmente surgem na sua frente, como animais, pedaços de madeira e coisas que talvez possam furar seu pneu.

Muito cuidado com as curvas também, já que você estará em velocidade maior. Faça movimentos suaves e calculados, evite os bruscos e desesperados, pois eles geralmente levam a acidentes. Manter a tranquilidade ao volante e preservar o seu controle são fatores fundamentais para a segurança de todos. Por último, lembre-se também de manter uma boa distância do veículo à frente. Nunca se sabe se algo repentino o fará frear, se isso acontecer com você próximo a sua traseira, o risco é alto para uma colisão.

O motorista bom é aquele que consegue manter o controle sobre todas as situações e tem bons reflexos. Portanto, preserve os seus e mantenha a atenção sem ficar tenso.  Lembre-se de que quanto mais viagens você fizer, mais estradas você pegar, certamente mais experiente irá ficar e dirigir bem na estrada será cada vez mais fácil. Então, pratique!

Top