Dicas para diminuir a acidez do seu molho de tomate

Confira dicas para diminuir a acidez do seu molho de tomate e deixar os pratos bem mais saborosos. Há várias estratégias para retirar o…

Confira dicas para diminuir a acidez do seu molho de tomate e deixar os pratos bem mais saborosos. Há várias estratégias para retirar o sabor ácido que insiste em tomar conta do molho vermelho. Você pode experimentá-las à vontade para descobrir qual é a mais eficaz.

Dicas para diminuir a acidez do seu molho de tomate. (Foto Ilustrativa)

Dicas para diminuir a acidez do seu molho de tomate. (Foto Ilustrativa)

Se você é um cozinheiro iniciante, então provavelmente tem dificuldades para tornar o sabor do molho de tomate mais suave. Nem sempre é fácil vencer a acidez desse ingrediente, o que acaba comprometendo o sabor do macarrão, da parmegiana, da lasanha, entre outros pratos. A boa notícia é que existem alguns truques de culinária que tornam o molho menos ácido e mais saboroso.

Leia mais: Receita Prática: Filé de Pescada ao Molho de Tomate

Dicas para diminuir a acidez do seu molho de tomate

O tomate não é considerado um ingrediente ácido, afinal, boa parte da sua composição é formada por água. No entanto, quando submetido ao cozimento, ele libera substâncias ácidas que interferem no sabor. A adição de sal acentua ainda mais a acidez, deixando o molho com um desagradável sabor “azedinho”.

Durante o cozimento, o tomate libera substâncias ácidas. (Foto Ilustrativa)

Durante o cozimento, o tomate libera substâncias ácidas. (Foto Ilustrativa)

Separamos dicas para diminuir a acidez do seu molho de tomate. Veja:

Açúcar

A forma mais conhecida de tirar a acidez do molho de tomate é acrescentar uma pitada de açúcar refinado. Só tome cuidado com a quantidade, pois existe o risco da mistura ficar com um sabor adocicado.

Catchup

O Catchup, muito utilizado no preparo de cachorro quente, serve para eliminar o sabor ácido do molho de tomate. Para obter esse feito, basta adicionar uma colher de sopa desse ingrediente à mistura.

Saiba mais: Filé de frango com tomate e manjericão

Bicabornato de sódio

Dissolva uma pequena quantidade de bicabornato de sódio em um pouco de água e coloque no molho de tomate. Esse truque é ótimo porque neutraliza a ação das substâncias ácidas e não deixa o molho vermelho com sabor doce.

Fermento em pó

Use fermento em pó para amenizar a acidez. (Foto Ilustrativa)

Use fermento em pó para amenizar a acidez. (Foto Ilustrativa)

O uso de fermento em pó é uma das principais formas de eliminar a acidez do molho de tomate. Assim como o bicabornato de sódio, ele também neutraliza os ácidos que o tomate libera no cozimento. Para colocar esse método em prática, dissolva 1 colher (café) de fermento em pó em um pouco de água. Coloque sobre o molho, mexa bem e desligue o fogo.

Existem outros métodos eficazes contra a acidez no molho de tomate. Você pode, por exemplo, acrescentar um pouco de leite ou incluir uma batata durante o cozimento.

Veja também: Receitas de molho para macarrão

Agora você já conhece as dicas para diminuir a acidez do seu molho de tomate. Com certeza esses “segredinhos” culinários serão úteis no seu dia-a-dia na cozinha. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre Culinária.

 

Top